Plantão

Balanço do São João: Com público estimado de 11 milhões de pessoas, Solar Coca-Cola apoiou 14 festividades regionais no NE

As festas juninas representam um pilar importante para o desenvolvimento econômico, principalmente na região Nordeste, com o aumento do fluxo de turistas e da economia como um todo. Somente em 2024, mais de 21,6 milhões de público foi estimado para os festejos em todo o país, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Compreendendo essa força propulsora econômica e cultural, a Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola na região Nordeste, apresenta um balanço de sua participação nos principais festejos regionais que, juntos, somaram um público estimado em 11 milhões de pessoas. 

No circuito junino de celebrações culturais de 2024, a Solar esteve presente, por meio das marcas de seu portfólio, em sete estados, 14 festas e 13 cidades. No Nordeste, onde as festas dos santos João, Pedro e Antônio fazem parte da preservação cultural e funcionam ainda como um motor econômico, a fabricante contemplou os estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. 

“A Solar carrega o propósito de transformar a sociedade e impulsionar impactos positivos, nessa perspectiva. Temos um histórico consolidado de fomento a grandes eventos que colaboram para uma injeção financeira de renda para diversas famílias, geram empregos,  estimulam o turismo, e ainda aquecem o setor de serviço, e economia como um todo. Apostamos nas festas juninas, pois sabemos que são manifestações culturais representativas para as regiões e comunidades onde estamos inseridos, e são um momento que conseguimos nos conectar com nossos consumidores por meio das nossas marcas, criando identificação com um público vasto” destaca Natasha Castro, Gerente de Conexão e Experiências da Solar Coca-Cola. 

Este ano, Kuat e Coca-Cola expandiram sua abrangência, reforçando apoio ao tradicional São João de Caruaru (PE), festejos em Campina Grande e Patos (PB), Maracanaú (CE), Fortaleza (CE), Eusébio (CE), e o encontro nacional de Folguedos em Teresina (PI). Já a Coca-Cola assina as festas de Mossoró Cidade Junina (RN) e os festejos no interior da Bahia, em Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. Fechando o time de marcas que ativaram o Nordeste, Guaraná Jesus também patrocinou eventos no seu estado natal, o Maranhão. Já na região Norte, além de Coca-Cola, o guaraná Tuchaua deu suporte a festas em Belém (PA) e ao famoso Festival Folclórico de Parintins no (AM).

Sustentabilidade ambiental e econômica 

Além das grandes ativações das marcas, que decoraram e movimentaram os pátios juninos e praças de alimentação pelo Nordeste, a engarrafadora reforça o apoio aos Pontos de Venda parceiros, por meio de enxovais com temática junina. Essa ação contemplou desde os grandes comércios até os ambulantes, com impacto visual e financeiro, vestindo cidades completas de São João.

Em Caruaru, que registrou expectativa de que 3 milhões de pessoas nas festas da cidade durante o período, a prefeitura estimou um retorno econômico de R$ 650 milhões e 15 mil postos de trabalho gerados no município. Para colaborar ainda mais com esse impacto socioeconômico, a Solar levou o Recicla Solar, pelo segundo ano consecutivo. Para esse ano, duas centrais de triagem estiveram em funcionamento, 150 catadores foram beneficiados com mais de 6 mil litros de bebidas, 300 cestas básicas e mais de mil itens de equipamentos de proteção individual, entre luvas, coletes e bolsas de coleta. 

“Para a Solar, Caruaru é um símbolo no Nordeste das ações de impacto socioeconômico, e de fomento à reciclagem, que a empresa vem desenvolvendo em todo seu território. Com o Recicla, contribuímos com o viés da economia circular, aumentando a reciclabilidade dos resíduos gerados pelo evento e apoiando os profissionais da reciclagem com melhores condições de trabalho, renda mais justa e digna, valorizando esses agentes fundamentais para a sustentabilidade”, explica Natasha.

O Recicla fomenta a cadeia de reciclagem por meio de agregadoras, no qual a empresa incentiva a compra do PET e, com esse suporte, paga um preço mais justo pelo material. Dessa maneira, as cooperativas são incentivadas a fazer o recolhimento do PET, dando uma destinação correta à este resíduos. A iniciativa, que em três anos já recolheu mais de 23 mil toneladas de resíduos, registra também a coleta de mais 80 toneladas de materiais somente em grandes eventos, além de 37 mil kg de CO2 neutralizados. 

Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Foto: @dotpromo