Mão-de-obra carcerária produz itens para promoção do estado como destino turístico
Ressocialização, trabalho e turismo. Essa é a combinação resultante da parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) ao longo deste ano. Na terça-feira (31), uma equipe comandada pela secretária de Turismo, Socorro Araújo, esteve na sede da Seap, no bairro Vila Palmeira, em São Luís, para estreitar a relação bem-sucedida e conhecer de perto a produção da mão-de-obra carcerária voltada para ampliar os itens de promoção do estado como destino turístico.
A visita começou por uma reunião amistosa com os anfitriões, secretário estadual da Administração Penitenciária, Murilo Andrade, e secretário adjunto de Trabalho e Renda, Felipe de Farias. Depois, foram visitados o departamento de Educação à Distância, a fábrica de móveis e outras instalações que continham produtos de marcenaria ou artesanato criados pelos internos. A Fábrica de Móveis produziu cerca de 3 mil matracas distribuídas em ações do Turismo e outras pastas do Governo do Estado para promover o São João do Maranhão, além de móveis para o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
A ida da equipe da Setur à Seap também serviu para fortalecer a parceria no fornecimento de ecobags. As sacolas de algodão cru, com a marca ‘Maranhão Terra de Encantos’, são feitas por pessoas privadas de liberdade, entregues à Setur para distribuição como item promocional em eventos, feiras e exposições pelo Brasil e no exterior.
A gestora estadual do Turismo, Socorro Araújo, ficou admirada com as diversas frentes do Programa Trabalho com Dignidade. “Achei emocionante acompanhar a rotina das oficinas de marcenaria e ver os produtos de artesanato e costura que, aliás, tem muita proximidade com o turismo. Quando a gente entrega uma sacola produzida pelos apenados, não imagina o quanto foi importante aquele produto para essas pessoas que estão recebendo o devido suporte para se reinserir na sociedade”.
A secretária ainda frisou o poder da ressocialização. “Eu acredito que é possível a recuperação social dos presos, desde que eles tenham acompanhamento e direcionamento, o que vem sendo feito pelo secretário, Murilo Andrade, com o apoio do nosso governador Carlos Brandão”.
Para o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, o encontro foi muito gratificante e revelou avanços na atuação conjunta com a Setur. “Nossa ideia é que o sistema penitenciário contribua em todas as áreas. Hoje, nós encaminhamos ‘souvenirs’ (as populares lembranças de viagem), já fizemos parte de blitz do turismo, e aqui, no nosso prédio, desenvolvemos outras atividades que colaboram para evoluir o turismo maranhense e, ao mesmo tempo, cumprir nossa missão social”.
Os conceitos de políticas públicas e sustentabilidade se misturam. Os internos produzem outro tipo de sacola, a ecológica, através da reciclagem de sacos de cimento usados na fábrica de blocos do Programa Trabalho com Dignidade. E tem mais. No caso da produção de matracas, houve o reaproveitamento da madeira apreendida por órgãos de fiscalização.
Também participaram da visita e do diálogo, o secretário adjunto do Turismo, Ruan Tavares, o superintendente de Promoção e Eventos da Setur, Leopoldo Dickel, e a supervisora de Eventos, Isabella Barbosa.
Programa Trabalho com Dignidade
O Programa Trabalho com Dignidade é uma iniciativa da Seap que insere internos do sistema prisional em atividades de capacitação profissional e trabalho, com foco na reinserção deles nos ciclos produtivos, levando assim à inclusão social durante e após o cumprimento da pena.