Chefe renomada Aline Guedes inspira mulheres negras no Programa Formando e Cozinhando
Em São Luís, no Centro de Cultura da Mulher Negra, o Governo do Maranhão promoveu a aula-show ‘Protagonismo da Mulher Negra na Gastronomia Brasileira’ para 25 mulheres do Programa Formando e Cozinhando, que contou com a presença da chefe de Cozinha e ex-participante dos programas Mestre do Sabor (TV Globo) e The Taste Brasil (GNT), Aline Guedes, nesta segunda-feira (2).
Para todo o ano de 2023, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) tem a meta de garantir, por meio do ‘Formando e Cozinhando’, a formação básica em cozinha para mais de 400 maranhenses de baixa renda distribuídos nos 217 municípios maranhenses.
A secretária-adjunta de Elaboração de Projetos da Sedes, Ana Gabriela Borges, falou do firmamento de parceria junto à Secretaria de Estado da Mulher (Semu), para o fortalecimento da gastronomia social no Maranhão.
“Nasce hoje uma parceria entre a Sedes e a Semu para a capacitação de 25 mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência da Mulher, com habilidades em gastronomia. Elas passarão por uma formação básica, da nutrição ao preparo da alimentação. Hoje, a gente faz o resgate e o fortalecimento da ancestralidade dos alimentos, tendo, de fato, a alimentação como uma estratégia de superação da fome e geração de oportunidade através da gastronomia social”, pontuou a secretária-adjunta da Sedes.
A chefe de Cozinha Aline Guedes, que é pesquisadora da cultura alimentar quilombola, falou da importância da referência no que diz respeito à apreciação e valorização das tradições culinárias negras, além da contribuição com a diversidade, a inclusão, e o fortalecimento da identidade cultural.
“Eu acho que é uma grande responsabilidade, e eu sinto que estou apenas caminhando conforme as minhas ancestrais, as mulheres que vieram antes de mim. Eu me sinto muito honrada, na verdade, em servir de inspiração a essas meninas que aqui estão, é algo que não tive há vinte anos, essa questão de perceber a potência para a gastronomia. Eu tive a minha mãe e chefe de cozinha Benê Ricardo, que eram grandes inspirações, mas não víamos mulheres pretas na gastronomia de fato”, revelou Aline Guedes.
A secretária de Estado da Mulher, Abgail Cunha, destacou a parceria junto à Sedes como êxito que resultou na vinda da chefe Aline Guedes, que é referência na área. “Firmamos a parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social para fazermos esse curso de culinária, o Formando e Cozinhando, por meio do Centro de Referência da Mulher Negra, o primeiro do Brasil. Hoje, tendo como referência a chefe Aline Guedes, eu fico muito agradecida por ela honrar essas mulheres do Centro de Referência”, destacou.
A chefe de cozinha Lyndayanne Rocha, que é uma das 25 beneficiadas do Programa Formando e Cozinhando, comemorou por ter tido a oportunidade de receber os ensinamentos da profissional Aline Guedes. “Ela é referência no nosso âmbito de mulheres negras, então, estar aqui adquirindo conhecimento, estar aprendendo com ela, é algo gratificante. Hoje em dia, quanto mais nos qualificamos, melhor a gente fica no mercado. Pra mim, ter conhecimento, nunca é demais”, comemorou.
Sobre o projeto
O Formando e Cozinhando é um projeto social do Governo do Maranhão, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). Por meio da Secretária Adjunta de Elaboração de Projetos e Atração de Investimentos, o Governo promove qualificação para profissionais da cozinha sem formação técnica, de baixa renda, com experiência mínima comprovada de dois anos, e idade igual ou superior a 21 anos.
A capacitação ocorre a partir de aulas teóricas e práticas ministradas por gastrólogos, gastrônomos, nutricionistas, chefes de Cozinha pratas da casa e convidados, em conformidade com o Decreto Estadual nº 36.964, de 20 de agosto de 2021.