Sentar para comer: por que você deve valorizar mais esse hábito
Você é do time dos que comem no automático ou aproveita para, literalmente, saborear aquele momento? Mais do que simplesmente uma necessidade fisiológica, o hábito de comer é uma oportunidade de nutrir não apenas o corpo, mas também a mente. As refeições à mesa, a maneira como nos alimentamos e o ambiente em que o fazemos têm um impacto significativo na saúde física e mental. Especialistas afirmam que valorizar a hora das refeições é fundamental para uma vida saudável e equilibrada.
Pela correria do dia a dia, o hábito de sentar para comer vem se perdendo pelo caminho. Boa parte das refeições são feitas em pé, de maneira apressada e não é raro “beliscar” alimentos durante o dia. A nutricionista do Grupo Mateus, Alana Diniz, explica como a forma de se alimentar impacta na sua digestão. “Apesar de não parecer relevante, o fato de comer sentado faz com que nosso corpo e mente se preparem para receber o alimento de uma maneira mais concentrada, melhorando assim a digestão e absorção dos nutrientes, além de aumentar a sensação de saciedade. Comer sentado faz com que se preste atenção no que se está fazendo. A digestão começa na boca e é lá que os alimentos são quebrados em partes menores e as enzimas da saliva trabalham”, afirma.
Então, a digestão depende muito de uma refeição feita de forma lenta, durando de 20 a 40 minutos, num ambiente calmo, de acordo com a especialista. “A falta de tempo acaba nos impedindo de comer bem. Já está virando hábito buscar por fast food ou algo rápido, comidas que muitas vezes não possuem os nutrientes necessários para o corpo funcionar bem. Ninguém quer perder tempo e isso se reflete no comportamento alimentar. Só que quando se senta à mesa, você consegue visualizar o que vai ser consumido, percebe a textura e o sabor dos alimentos servidos, é uma forma de ativar todos os seus sentidos”, destaca.
E se você costuma comer em frente à TV ou mexendo no celular ao mesmo tempo, atenção: há sim prejuízo para a sua digestão. “Uma pesquisa feita pela UFLA mostrou que comer em frente a tela ou lendo aumenta em até 20% o consumo de calorias. Alimentos industrializados são fáceis de serem abertos, o consumo é rápido, a pessoa nem percebe que o pacote acabou e muito menos que está saciado. Muitos estudos mostram que ter atenção ao que se come está associado ao estado nutricional. Sentar para comer é resistir às tentações que fazem com que a pessoa seja empurrada para as telas e coma bem rápido e de forma menos saudável”, aponta a nutricionista.
ESTRATÉGIAS SAUDÁVEIS
A refeição é a hora de dividir o tempo e a atenção com as pessoas que queremos bem. Sentar à mesa, seja com a família ou amigos, é uma forma de promover o entrosamento entre as pessoas, de compartilhar seus sentimentos e histórias e de não perder o vínculo. Ter um hábito alimentar saudável ajuda a liberar neurotransmissores como a serotonina (que promove o bom humor) e vai contra os sentimentos de estresse e ansiedade.
Por isso, a profissional listou algumas dicas para incluir esse hábito na sua rotina:
- Convide alguém para fazer uma refeição com você à mesa;
- Faça uma receita que faz tempo que você está querendo e saborear;
- Coma em um local tranquilo e que faça você se sentir bem;
- Convide a família ou amigos e cada um levar um prato diferente;
- Lembre-se: todo hábito requer disciplina. Então, pode começar fazendo pelo menos uma refeição à mesa todos os dias e quando perceber, já virou costume!