O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Saúde

Governo adota fisioterapia e terapia ocupacional para reabilitação de pacientes no Hospital Dr. Juvêncio Mattos.

Para promover mais assistência em saúde aos pacientes em tratamento na UTI Pediátrica do Hospital Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) adota reabilitação em fisioterapia e terapia ocupacional. A prática consiste em condutas terapêuticas com a equipe multiprofissional da unidade.

A empreendedora Jessica Muniz dos Santos, de 29 anos, é a mãe da Eloar Raquel dos Santos Machado, de 3 anos. A criança apresenta capacidade cognitiva preservada, porém introspectiva. Na unidade, Eloar é assistida com atividade lúdica e expressiva no leito, com foco na estimulação do raciocínio lógico, para o desenvolvimento da motricidade fina, vínculo terapêutico e amadurecimento social.

Para a mãe, o tratamento reúne muitos benefícios para filha. “Estou achando excelente o atendimento da terapia ocupacional, pois deixa ela mais alegre, os profissionais vêm aqui no leito, brincam e realizam essa atividade com os brinquedos. Isso tem deixado ela mais esperta porque lembra o ambiente da escola”, garantiu Jessica Muniz.  

O terapeuta ocupacional Dyego Tássio explica as atividades realizadas com os pacientes na unidade. “O nosso atendimento terapêutico ocupacional consiste em movimentação passiva, massagem mais alongamento global, trabalho de organização postural, além de postulação sentado, objetivando quebra de padrão hipertônico, aliviar desconforto lombar e também promover maior desempenho funcional dos pacientes”, disse. 

Para a coordenadora da equipe multiprofissional do hospital, a fisioterapeuta Maria Madalena Braga Alves, a equipe atua na melhoria da qualidade de vida do paciente. “O desempenho das tarefas garante uma assistência de qualidade, levando um cuidado de excelência. O trabalho da fisioterapia e terapia ocupacional trazem celeridade na recuperação e um menor tempo de internação do paciente. Através da terapia de forma lúdica, temos conseguido adesão das crianças ao tratamento. Assim, devolvemos os pacientes à sua família o mais funcional possível e com melhor qualidade de vida”, afirmou. 

A UTI Pediátrica do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos conta com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, psicólogos, psicopedagogos, profissionais que trabalham integrados com os profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos clínicos e nutricionistas. O Hospital Dr. Juvêncio Mattos, da rede da SES, é gerenciado pelo Instituto Acqua.