Com premiações internacionais, Tom na Fazenda abre a programação da XVII Semana do Teatro do MA
Começa nesta segunda-feira (7) a XVII Semana do Teatro no Maranhão. E, para abrir os trabalhos, o palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA), em São Luís, recebe o premiado espetáculo carioca Tom na Fazenda, às 19h. O evento é uma realização da Gestus Produções Culturais e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) por meio do TAA, com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A adaptação brasileira, baseada na peça canadense escrita por Michel Marc Bouchard, é dirigida por Rodrigo Portella. Foi idealizada por Armando Babaioff, que, também, foi responsável por traduzir o texto original.
A história se passa em uma fazenda longínqua, onde Tom (Armando Babaioff), jovem publicitário, elegante e bem-sucedido, chega para o funeral de seu namorado que faleceu em um acidente. Lá encontra uma família cheia de intrigas e mistérios. A sogra (Soraya Ravenle) se quer sabia que o filho era gay, nem tão pouco sabia da existência de Tom, que passa a ser envolvido por uma trama de mentiras criada pelo irmão truculento do falecido (Gustavo Rodrigues).
Desde a sua estreia em 2017, Tom na Fazenda já recebeu diversos prêmios das artes cênicas, entre eles o Shell e o Cesgranrio de Melhor Ator e Melhor Diretor, respectivamente, para Babaioff e Portella, além do Prix de la Critique de Melhor Espetáculo pela Association Québécoise des Critiques de Théâtre, de Quebec, no Canadá.
Para assistir a programação, o público pode retirar os ingressos de forma gratuita na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo, a partir das 17h, duas horas antes do espetáculo. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos.
A Semana do Teatro no Maranhão seguirá com programação gratuita durante toda a semana até o dia 13 de novembro. Para acompanhar tudo que irá acontecer durante o evento, é só seguir o perfil do Instagram @semanadoteatro.ma
XVII Semana do Teatro no Maranhão
Neste ano, a Semana do Teatro volta com a sua programação 100% presencial e traz ao foco o tema “Intersecções e Expansão”, como forma de incentivar as produções teatrais no estado, além de colocar em pauta propostas de ações pedagógicas associadas ao pensar/fazer teatro, visa aproximar as fronteiras entre a cultura e a educação.
Além do Teatro Arthur Azevedo, o evento priorizará também espaços públicos e sedes de públicos independentes.
Uma das novidades da XVII Semana do Teatro no Maranhão é a Mostra Luiz Pazzini que, consoante com a temática da edição, contará com mediação teatral com o público escolar, usando estratégias artístico-pedagógicas para envolver professores, alunos e artistas. Além disso, a programação contará também com oficinas, contação de histórias, compartilhamento de pesquisa, debates e rodadas de negócios.