Tendências tecnológicas para a área da saúde
A adesão de diferentes tecnologias na área da saúde já é uma realidade e não mais uma tendência. No entanto, algumas soluções apresentam maior potencial de transformação e modernização da área.
O acompanhamento das tendências tecnologias na saúde é fundamental para gestores da área, entretanto, também é recomendado para profissionais do segmento, empresários e, até mesmo, interessados nesse tema.
O que é tecnologia em saúde?
Inicialmente, é preciso entender o que consistem em tecnologias da área a saúde.
Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), as tecnologias em saúde são aquelas que viabilizam a “aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida”.
Trata-se, portanto, de um conjunto amplo de aparatos ou mesmo processos, como triagem e monitoramento de pacientes crônicos, que utilizam conhecimentos.
Tal entendimento faz com que a aplicação de tecnologias na saúde reverbere em áreas administrativas, gerenciais, de diagnóstico, monitoramento e tratamento de pacientes e, até mesmo, em receituários e acesso elementos básicos de saúde, como vacinas e exames preventivos.
Quais são as tendências tecnológicas na saúde?
Apesar da amplitude do que são as tecnologias em saúde conforme a OMS, algumas tendências são identificadas por especialistas. Conheça a seguir.
Software de gestão
O software de gestão é um recurso que permite centralizar e integrar todos os dados hospitalares, desde agenda e pagamentos, até estoques, manutenções e prontuários.
A principal vantagem, entretanto, é o maior controle administrativo sobre os diferentes processos em andamento, viabilizando, por exemplo, mais eficiência na gestão de leitos, agilidade no atendimento e menor tempo de espera para pacientes.
Farmácia inteligente
A farmácia inteligente em hospitais consiste no uso de tecnologias como o RFID (Identificação por radiofrequência) para controle do estoque de insumos.
Com isso, qualquer retirada é automaticamente lançada no sistema, o que reduz ocorrências como roubos e desvios de medicamentos controlados e falta de insumos que comprometam a operação.
Healthtechs
As healthtechs são startups no segmento da saúde e consistem em empresas inovadoras para desenvolvimento de soluções em diferentes frentes, como em processos, gestão, diagnósticos e tratamentos.
As healthtechs, com as universidades, são importantes aliadas na pesquisa científica em saúde para que diferentes tecnologias possam ser aplicadas no campo da saúde com segurança e efetividade.
Prontuário eletrônico
Outra tecnologia cada vez mais em uso na saúde, mas que ainda consiste em uma novidade é o prontuário eletrônico.
Com o prontuário eletrônico é possível centralizar todas as informações do paciente, incluindo exames e laudos, e manter uma atualização em tempo real, o que é fundamental para diagnósticos e tratamentos mais efetivos.
Computação em nuvem
A alocação externa de dados e softwares (Software-as-a-Service) é uma tendência, pois reduz a demanda por uma infraestrutura tecnológica local muito robusta ao mesmo tempo em que garante benefícios como agilidade, mobilidade e segurança operacional.
Internet das coisas (IoT)
A Internet of Things, ou Internet das Coisas em português, consiste em uma tecnologia de automação pela qual os dispositivos se conectam à rede e, além de gerar dados, podem executar ações segundo a programação.
Um exemplo são os dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes, que podem capturar dados vitais do paciente em tempo real e notificar a equipe médica responsável caso haja alguma anormalidade.
Mapeamento genético
Consiste em um recurso para diagnóstico preventivo de patologias em pacientes com predisposição genética.
Atualmente, o mapeamento genético tem sido indicado especialmente para pessoas com histórico de doenças oncológicas na família, como o câncer de mama, ajudando a identificar predisposição ao desenvolvimento da patologia para melhor suporte especializado.
Telemedicina
Com a telemedicina tendo sida regulamentada no Brasil em 2020 e publicação das diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o tema em 2022 há uma forte tendência na ampliação desse tipo de serviço.
A expectativa é que aumente o número de pacientes que aderem à telemedicina como também a implementação de tecnologias inovadoras, como a realidade virtual, que deem suporte aos serviços e atendimentos médicos a distância.
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) tem diversas aplicações na área da saúde, transformando as operações devido aos seus usos gerenciais, a prática de profissionais devido à modernização dos processos e a experiência do paciente.
Um exemplo de aplicação com IA é o software de voz para laudo, que utiliza aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para transcrever o conteúdo ditado e facilitar e agilizar a emissão de laudos radiológicos. Seja com o software de voz para laudo como com as demais soluções, o fato é que a tecnologia permeia as diferentes áreas da saúde, sendo fundamental acompanhar tais tendências.