7 dicas para organizar as contas em menos de 10 minutos

Aprender como organizar as contas do mês é um passo fundamental para ter uma vida financeira saudável e a boa notícia é que isso não precisa ser um processo demorado e burocrático.

Com as técnicas certas, você pode criar um orçamento pessoal rapidamente para alcançar suas metas financeiras.

Quer ver como é possível?

Continue lendo e coloque nossas dicas de como organizar as contas do mês em prática.

Como organizar as contas do mês: 7 dicas

Se você não sabe como organizar as contas do mês, temos algumas dicas práticas para fazer isso em poucos minutos.

Confira.

1. Calcule sua renda líquida

O primeiro passo para entender como organizar suas contas do mês é descobrir quanto você ganha.

Se você tem um emprego fixo com carteira assinada, esse valor é o do seu salário líquido, ou seja, o dinheiro que entra na sua conta após todos os descontos descritos no holerite (INSS, Imposto de Renda, benefícios, etc).

Para quem trabalha como PJ, a renda líquida é o valor recebido após descontar despesas como impostos e custos para a venda de produtos ou prestação de serviços.

O importante é descobrir qual a sua receita total no mês para começar a organizar suas contas.

2. Liste todas as suas despesas

Com a receita mensal calculada, o próximo passo é listar todas as suas despesas.

Você pode dividi-las em três categorias:

Despesas fixas: gastos que não variam ou variam pouco mensalmente, como aluguel, prestações e serviços por assinatura;

Despesas variáveis: gastos que variam de acordo com a frequência e intensidade do consumo, como as contas de água e luz, combustível do carro e alimentação;

Despesas eventuais: são despesas esporádicas difíceis de prever, como manutenção no carro, gastos com medicamentos e reparos na casa em geral.

3. Corte gastos desnecessários

Ao listar suas despesas, você já pode começar a eliminar os gastos desnecessários para tornar seu orçamento mais enxuto.

Alguns exemplos são serviços por assinatura que você não usa muito, excessos no uso de recursos como água e energia, e compras que estão fora das suas prioridades.

Lembrando que seu objetivo é gastar menos do que ganha para conseguir poupar e manter uma vida financeira equilibrada.

4. Use uma planilha para organizar as contas

A melhor forma de organizar suas contas é usando uma planilha para registrar todos os ganhos e gastos.

Você poderá acompanhar a evolução das suas contas mês a mês, definir metas de economia e manter o controle sobre todos os gastos.

Assim, você sempre saberá para onde está indo seu dinheiro, quais custos podem ser cortados ou reduzidos e quanto é possível poupar com a sua renda.

Você também pode usar um aplicativo ou software específico para isso, mas a planilha é uma forma mais simples e prática de começar.

5. Defina seu orçamento

Com as contas organizadas em uma planilha, você já pode definir um orçamento com o objetivo de gastar menos do que ganha.

Para isso, você pode usar o método 50-30-20, que divide sua renda da seguinte forma:

50% para gastos essenciais: metade do seu dinheiro deve ser direcionado aos gastos essenciais como aluguel, contas, supermercado, plano de saúde e outros;

30% para gastos supérfluos: um terço da renda pode ser direcionado a produtos e serviços que não são totalmente necessários, como vestuário, lazer, decoração, etc.;

20% para dívidas e investimentos: o restante da renda deve ser destinado aos objetivos financeiros, que podem ser investimentos e/ou dívidas.

Com essa divisão, você consegue se organizar para atingir seus objetivos e manter um nível de consumo saudável.

6. Guarde todos os boletos

Para organizar melhor suas contas, lembre-se de guardar todos os boletos e faturas em uma pasta no computador ou na nuvem.

Uma ideia é criar pastas para cada mês e ir acompanhando a evolução das suas contas, de modo a identificar possíveis reajustes e controlar melhor suas finanças.

7. Abra uma conta digital

Se está difícil acompanhar todos os seus gastos e ganhos, a solução é abrir uma conta digital.

Dessa forma, você não paga taxas pelo serviço e consegue monitorar o que entra e sai da sua conta a qualquer hora e lugar, com a ajuda de um aplicativo no celular.

Além disso, os bancos digitais oferecem facilidades como cartão de crédito sem anuidade, saldo inteligente para classificar seus gastos e investimentos em renda fixa que rendem mais que a poupança.

Gostou das dicas para organizar suas contas em menos de 10 minutos?

Continue acompanhando nossos conteúdos para ter uma vida financeira mais saudável.