Giro de Noticias

25 anos do projeto ópera para todos com apresentação de Elixir do Amor

Uma das óperas mais amadas e a mais popular composta por Gaetano Donizetti, O Elixir do Amor é um espetáculo em dois atos que estreou no Teatro Della Canobbiana de Milão, na Itália, em 12 de maio de 1832. Com poesia e música criadas em duas semanas, por encomenda do gerente do teatro, a história original se passa em uma aldeia basca no final do século XVIII, onde Nemorino, um rapaz ingênuo e pobre, apaixona-se por Adina, moça rica, que está interessada em Belcore, um militar de passagem pela região. Nemorino encontra no Elixir do Amor, comercializado pelo charlatão Dulcamara, o remédio para solucionar o seu mal de amor.

Essa trama divertida de uma história de amor improvável foi a escolhida para marcar os 25 anos do Projeto Ópera para Todos, criado pela educadora Ceres Murad e que já foi premiado como Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, como um relevante e inédito projeto de educação com foco na alfabetização, ressignificada através da expressão artística mais completa que é a ópera, reunido música, dança e teatralização para enriquecer o processo de alfabetização.

As apresentações acontecem nesse final de semana, sábado e domingo (19 e 20.11), com adaptação e direção geral de Ceres Murad e Raíssa Murad, Diretoras do Colégio Dom Bosco Exponencial. A ópera marca a finalização da etapa de alfabetização dos alunos do 1º ano, e tem como elenco todos os alunos das classes de alfabetização 2022 do Dom Bosco Exponencial.

As apresentações de “Elixir do Amor” acontecem no Ginásio de Esportes Prof. Luiz Pinho Rodrigues (anexo ao Dom Bosco), que foi transformado com um lindo projeto cenográfico assinado pelo arquiteto Roosevelt Murad, com apoio da Casa e Cor e do Centro Elétrico. O espetáculo é aberto ao público externo, e os ingressos ao preço de R$ 25,00 podem ser adquiridos na sede da escola no Renascença II.