1º Cejusc realiza audiência com reeducando do sistema prisional

O 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cejusc/TJMA) realizou sessão de conciliação por videoconferência, no último dia 19, com um reeducando do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. 

A audiência de divórcio foi conduzida pelo conciliador e mediador da Justiça, Washington Souza Coelho, e resultou em acordo entre as partes. 

Após dialogarem, o interno do sistema prisional e sua ex-esposa, que estavam juntos há 9 anos e separados há cerca de 3 meses, resolveram se divorciar de forma amigável, por não compartilharem mais os mesmos objetivos de vida.

O 1º Cejusc é vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA – presidido pelo desembargador José Luiz Almeida e coordenado pelo juiz Alexandre Abreu.

O coordenador do 1º Centro de Solução de Conflitos, magistrado Alexandre Abreu, ressalta a importância da iniciativa ao facilitar o acesso à Justiça à população, evitando deslocamentos desnecessários, reduzindo distâncias geográficas, gerando economia e, sobretudo, incentivando o uso das ferramentas tecnológicas na resolução de demandas. 

O conciliador Washington Coelho enfatiza que, no caso em questão, também evitou-se a movimentação de todo um aparato do Estado, que implicaria em custos com o deslocamento do interno para a sessão de conciliação na Justiça, caso ocorresse de forma presencial.

PARTICIPAÇÃO

Também participaram da audiência alunos e alunas do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores do TJMA: o coconciliador Chrystopher Luan Wercklose Garcia Almendra; as observadoras Tainá Borges da Silva, Lorena da Paz Morais, Lívia Araújo Barbosa e Heloísa Linhares, além do observador David Evangelista Paiva.

A capacitação é promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), conforme diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

AGENDAMENTO

Advogados e advogadas podem realizar agendamento de sessões de conciliação junto ao 1º Centro de Conciliação da capital, diretamente pelo Portal do Tribunal de Justiça do Maranhão (www.tjma.jus.br), por meio do link PJe (Processo Judicial eletrônico) e direcionar para o 1º Cejusc-Fórum.

No caso do usuário ou usuária, basta solicitar a realização de sessões pelos telefones do Telejudiciário: 0800 707 1581(98) 3194-5555; pelo e-mail 1cejusc-slz@tjma.jus.br, juntando a documentação necessária, pelo Whatsapp Business (98) 3194-5676 ou presencialmente.