13° salário e pagamento de servidores em outubro injeta R$ 569 milhões na economia maranhense
Reduzir as aglomerações durante as compras de final de ano e impulsionar a economia, movimentando o comércio e gerando empregos: esses são os objetivos que nortearam a recente decisão do governador Flávio Dino em antecipar o pagamento do 13º salário do funcionalismo público maranhense.
Com a medida, a gratificação natalina vai ser paga junto com a folha de pagamento do mês de outubro, o que representa uma injeção de R$ 568.951.768,54 na economia estadual, beneficiando diretamente 115.074 servidores estaduais.
“Obrigado por respeitar o Servidor Efetivo e reconhecer sua importância para a sociedade”, disse o perfil @Democratico83.
“A defesa do serviço público, no fim das contas, é um patrimônio da própria sociedade brasileira”, disse em postagem nas redes sociais o professor Virgílio Coelho, que dá aulas em Minas Gerais.
O pagamento dos salários em dia ou de forma antecipada é uma das estratégias adotadas pelo Poder Executivo maranhense para manter a saúde fiscal do Estado. Já são 68 meses seguidos de salários antecipados aos servidores estaduais.
“Somos um país diferente chamado Maranhão”
Com o alvorecer da crise financeira imposta pela pandemia de Covid-19, a antecipação do 13º salário surge como mais uma medida (entre outras já adotadas no Maranhão) para minimizar os impactos lesivos do surto epidemiológico.
Mesmo antes da pandemia, vários estados brasileiros já enfrentavam dificuldades para quitar o salário do funcionalismo.
Veja como ficou o calendário de pagamento de outubro de 2020 e do 13º salário:
29/10 – aposentados e pensionistas
30/10 – administração indireta
31/10 – administração direta