Prefeitura leva ações de educação para o trânsito a bairros da capital

Estimular comportamentos que proporcionem mais segurança no trânsito para condutores e pedestres. Esse é o objetivo principal das ações educativas do calendário 2023, que já estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), na capital.

As atividades englobam orientações sobre a importância de atravessar na faixa, alerta sobre uso indevido das vagas preferenciais, sobre os riscos de beber e dirigir, da importância do respeito às sinalizações de trânsito, dentre outras. As atividades iniciaram pelo bairro Cohab, onde pedestres foram abordados e orientados sobre como atravessar a avenida com segurança.

“O trecho escolhido para a campanha de conscientização compreende a uma parte do maior corredor viário que São Luís possui, que é a Jerônimo de Albuquerque. Um grande volume de veículos trafega diariamente pelo local e, por esse motivo, aumentam os riscos de acidentes. Nosso objetivo é levar informações e orientações que possam contribuir com a redução dos índices de acidentes, principalmente, aqueles envolvendo pedestres, que estão mais vulneráveis a essas situações”, explicou o secretário da SMTT, Diego Baluz.

Para Delizângela Amorim, 34 anos, moradora da Cohab, a Prefeitura está fazendo um papel importante, que é conscientizar a população. “Nós temos que fazer a nossa parte também. Não adianta a gente só apontar os condutores como responsáveis pelos acidentes, é necessário também que tenhamos atenção ao andarmos pelas ruas”.

Bairros

Além do bairro Cohab, as atividades educativas também já foram realizadas na Curva do 90, Península, Vinhais, dentro dos Terminais de Integração e outros locais de São Luís.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito (Coetran) da SMTT, Adriane Pinheiro, as ações também serão estendidas para a Avenida dos Franceses, Daniel de La Touche, Holandeses e Guajajaras, locais onde também há registro de acidentes de trânsito.

A SMTT também abriu agendamento para escolas e instituições públicas ou privadas que têm interesse em levar as ações de Educação para o Trânsito para alunos e funcionários, respectivamente. Para contato, a secretaria disponibiliza o número (98) 99175-7509 ou o endereço eletrônico coetran.smtt2@gmail.com.