Yglésio reforça importância da lei que proíbe alimentos e bebidas ultraprocessados em escolas

Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (12), o deputado estadual Dr. Yglésio Moysés (PSB) reforçou a importância da lei sancionada no Rio de Janeiro que proíbe a venda ou oferta de alimentos e bebidas ultraprocessados nas escolas públicas e privadas de ensino infantil e fundamental no estado.

De acordo com o parlamentar, a Lei 11.196/2019, de sua autoria, que também determinava a exclusão de alimentos ultraprocessados e açucarados nas escolas públicas e particulares no Maranhão, foi vetada pelo governador à época, Flavio Dino.

“Na época, trouxemos o cardápio não elaborado da minha cabeça, mas por um comitê de nutricionistas do Conselho Regional de Nutrição e profissionais da área que entendem que é necessário e importante mudar esses hábitos alimentares durante a infância”, disse.

Além disso, Yglésio afirmou que o consumo de alimentos ultraprocessados é uma questão de saúde pública mundial e o Parlamento Estadual precisa participar e discutir o assunto. 

“Não afeta só o Brasil, mas o mundo todo. Quando falamos de hábitos saudáveis, estamos pensando, também, a longo prazo, porque vamos ter o reflexo disso quando a criança se tornar adulta. A escola, assim como o ambiente familiar, possui um papel imprescindível no incentivo aos hábitos saudáveis”, finalizou.