Yglésio pede reforço em ações de prevenção da violência contra crianças e adolescentes

Frente aos crescentes casos de abuso e exploração sexual de crianças no Estado, principalmente nos municípios do interior maranhense, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), por meio de indicação, solicitou ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, a intensificação de ações preventivas de combate ao abuso sexual infantil.

“Fizemos essa solicitação ao secretário por conta do crescente número de casos noticiados de abuso e exploração sexual contra crianças no Maranhão, dando certo destaque ao interior, que possui menos estrutura para coibir esses crimes”, explicou o parlamentar.

O parlamentar enfatizou que os casos de abuso sexual contra crianças e, também, adolescentes vêm crescendo a cada dia, apesar da existência de políticas públicas voltadas para coibir essa prática criminosa que, além de impedir a infância saudável, pode, inclusive, cessar uma vida que está apenas começando.

Recentemente, o parlamentar deu início à discussão sobre a presença e o consumo de drogas por crianças no Centro da cidade, especialmente na área do Reviver, local bastante frequentado por jovens aos fins de semana.

Ao lado de órgãos como a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e a Defensoria Pública Estadual, Yglésio vem buscando a efetivação da aplicação de ações que impeçam essas situações, além do desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao público infantil, tendo o afastamento das drogas como principal objetivo.

Em caso de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, há um canal de comunicação destinado a denúncias: Disque Direitos Humanos, por meio do número 100. A denúncia é anônima.