Você sabe quais as diferenças entre os tipos de feijão?
Na hora de comprar os mantimentos, existe quem se sinta confuso diante de tanta variedade: carioca, preto, branco, vermelho, de corda, fradinho, caupi, verde, jalo, cavalo, roxinho e tantos outros. Uma diversidade que tem um destino certo: a mesa dos brasileiros, já que ele não pode faltar na hora do almoço junto com aquele arroz quentinho. Estamos falando do feijão: de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o maior produtor de feijão comum (Phaseolus vulgaris) do mundo.
Segundo a nutricionista do Grupo Mateus, Patrícia Elisária, existem mais de cem tipos diferentes de feijão, disponíveis nos mais diferentes formatos, tamanhos e cores de grãos. Patrícia explica, ainda, que, além de ser uma das principais fontes de proteína vegetal, o feijão é fonte de nutrientes essenciais para o sustento do corpo.
“Existem pequenas diferenças nutricionais e funcionais nos feijões. Os grãos pretos e os de coloração bege com listras marrons, de variedade carioca, são os que apresentam maior concentração de proteína e de ferro. Já os brancos são ricos em faseolamina, nutriente que impede a absorção do carboidrato para ser transformado em açúcar”, afirma.
Mas isso não significa, segundo a profissional, que existe um tipo de feijão mais “saudável” que o outro, Patrícia explica que, nutricionalmente, eles são bastante parecidos e com uma variação discreta ao serem comparados. Portanto, o ideal é comer todos os tipos para obter os nutrientes de cada um e, assim, evitar uma alimentação monótona.
Benefícios
A leguminosa é fonte de fibras, proteínas, vitaminas e nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo e auxilia na diminuição de incidência de doenças como câncer, diabetes e cardiovasculares. O feijão também é conhecido por ser uma excelente fonte de ferro, que ajuda no combate à anemia.
“O feijão é extremamente rico em substâncias que reforçam as defesas do corpo, previne a anemia, auxilia o funcionamento do intestino, ajuda a controlar o colesterol, possui baixo índice glicêmico e pode melhorar a gordura do fígado”, enumera.
Programação
Para quem gosta desse prato e faz questão de incluí-lo na dieta, o Spazio Mateus realiza, todos os sábados, a Feijoada no Restaurante Cuore, localizado no Hiper Mateus da Cohama. À base de feijão preto cremoso, o prato conta ainda com carnes suculentas, linguiça, couve e arroz.