VLI promoverá ações educativas durante a 21ª Fecoimp

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – participa, desta quarta-feira (20) até o próximo sábado (23), da 21ª Feira de Indústria, Comércio e Serviços (Fecoimp), promovida pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). A empresa estará presente com um estande, que possibilitará aos visitantes conhecerem mais sobre a operação da empresa, bem como obterem informações sobre a importância da segurança ferroviária.

A Fecoimp, maior feira multissetorial do Maranhão, será um espaço de networking empresarial, inovação e oportunidades de negócios, atraindo um público diversificado e representantes de empresas de todo o estado. A expectativa é de que sejam movimentados mais de R$ 60 milhões em negócios, cursos, palestras e wokshops. Serão 200 expositores.  

No estande da VLI, o público terá a oportunidade de explorar uma passagem em nível (PN) lúdica, que tem por objetivo reforçar as ações de segurança ferroviária nos cruzamentos entre uma ferrovia e uma rodovia, com foco em educação e conscientização. Além disso, será possível conhecer produtos exportados pela empresa, destacando a importância da logística eficiente, e participar de um quiz, cujo prêmio será um ferrorama da VLI.

Para uma visão mais aprofundada da VLI e de sua missão, os visitantes poderão assistir a um vídeo institucional, que destacará a contribuição da empresa para o desenvolvimento regional, sua visão de sustentabilidade e seu compromisso com a comunidade. Além disso, serão distribuídos folhetos explicativos sobre a atuação da empresa no estado e as oportunidades de trabalho na companhia, que figura hoje entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, conforme o ranking Great Place to Work.

Operação ferroviária no Maranhão

A VLI é controladora do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, por onde mantém fluxos de importação e exportação no sistema portuário de São Luís, movimentando cargas como grãos, fertilizantes, celulose, combustíveis e produtos siderúrgicos. A companhia registrou aumento de 18% no volume transportado pela Ferrovia Norte-Sul no último ano, com movimentação ferroviária de 15 milhões de toneladas, contra 12,7 milhões de toneladas registradas em 2021. No Maranhão, a VLI detém ainda duas importantes estruturas que suportam o crescimento constante do transporte sobre trilhos no estado: a oficina ferroviária de Imperatriz, responsável pela manutenção das locomotivas e vagões que operam na região; e o Terminal Integrador de Porto Franco, o mais recente da VLI, inaugurado em 2022. Em agosto, a companhia anunciou a aquisição de 168 vagões e três locomotivas para o transporte do agronegócio da região, em um negócio de aproximadamente R$ 200 milhões.

Sobre a VLI 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro.