VLI inicia formação de agentes ambientais em São Luís
Foto/divulgação: Moradores da Vila Conceição participam do Programa de Educação Ambiental da VLI
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, deu início, no fim de junho, à implantação do seu Programa de Educação Ambiental (PEA) na comunidade da Vila Conceição, em São Luís (MA). A iniciativa marca o início de uma atuação mais próxima da companhia nesta comunidade e visa formar agentes ambientais locais, promovendo o protagonismo dos moradores na busca por soluções sustentáveis.
Intitulado “Formação de Multiplicadores: Agentes Comunitários Ambientais”, o curso tem duração de 50 horas e é dividido em quatro etapas: conscientização, identificação de problemas, planejamento e execução de ações práticas. A proposta pedagógica estimula a análise crítica do território, com base em experiências locais e no saber popular.
“O objetivo geral do PEA é contribuir para a conservação dos territórios, reduzir conflitos socioambientais e valorizar o conhecimento tradicional das comunidades. A proposta é consolidar uma atuação permanente da VLI na região, fortalecendo o vínculo com a comunidade ao promover a sustentabilidade local”, afirma a analista de Relacionamento com Comunidades da VLI, Francília Cutrim.
No primeiro encontro, que ocorreu no fim de junho, os participantes mergulharam no Módulo I da formação que abordou temas como descarte irregular de lixo, queima de resíduos e uso excessivo de recursos naturais. Com base nesses diálogos, a turma começou a mapear os principais problemas ambientais do bairro, como a queima de pneus e plásticos, práticas que colocam em risco a saúde da população e o equilíbrio do ecossistema local.
Protagonismo comunitário
Destinado a pessoas com 18 anos ou mais, o curso reúne moradores de diferentes idades e histórias de vida, com o propósito comum de melhorar o lugar onde vivem. Ao final da formação, será construído um plano de ação coletivo, com medidas práticas aplicáveis ao dia a dia da comunidade, como a organização da coleta seletiva, campanhas educativas e reaproveitamento de resíduos.
A VLI no Maranhão
A VLI opera no Maranhão por meio do Corredor Norte, que atende toda a região do Matopiba por meio de sua estrutura, composta pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás – por onde composições da VLI transitam por direito de passagem – o Terminal Portuário São Luís e terminais integradores nos estados do Maranhão e do Tocantins, onde a carga passa do modal rodoviário para o ferroviário. Também no Maranhão, a VLI possui uma oficina ferroviária localizada em Imperatriz, responsável por manter vagões e locomotivas em condições para o transporte seguro e sustentável de cargas como soja, milho, combustíveis, celulose e ferro gusa.