Vivo ativa 5G na frequência de 3,5Ghz em São Luís
A Vivo ativa sua rede 5G, a partir da frequência 3,5Ghz,nesta segunda-feira (19), em São Luís, além de Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió e Teresina. A cobertura inicial contempla alguns bairros, outros entrarão nas próximas semanas, e a empresa já atua também na ampliação para outras regiões das cidades. Além disso, a Vivo já iniciou a ativação em 3,5GHz em Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Salvador, Palmas, Florianópolis, Vitória, Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza e Recife. Outras capitais deverão ser anunciadas nas próximas semanas.
O 5G da Vivo está disponível para todos os clientes da empresa. Para acessar, é preciso possuir um aparelho compatível – a Vivo conta com 52 modelos em seu portfólio – e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso. Atualmente, a Vivo tem em sua base cerca de três milhões de clientes (B2C) com aparelhos compatíveis 5G.
Com a nova rede, neste primeiro momento, os clientes terão uma navegação ainda mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou nos jogos online de alta resolução, por exemplo. A experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G. Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.
“O 5G já é uma realidade para aqueles que possuem um smartphone que permita a conexão na quinta geração. De forma geral, a rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial. Com a infraestrutura 5G em sua máxima potência, abrimos um mundo de possibilidades para clientes e sociedade em geral”, destaca o diretor da Vivo na Regional Norte, Marcelo Campos.
“Somente em 2021, a Vivo investiu mais de R$ 85,825 milhões no Maranhão, recursos majoritariamente destinados para as operações móvel e fibra. Atualmente, temos mais de 7.700 pontos de relacionamento com o cliente em todo o Maranhão, onde somos líderes em market share com 38,63% no segmento móvel. Já na operação fixa, a Vivo é a segunda maior operadora com fibra FTTH em São Luís, com 23,51%, e cobertura em 72 bairros da capital, em pouco mais de 3 anos de operação”, conclui Marcelo, responsável pela atuação comercial da Vivo, além do Maranhão, no Amazonas, Amapá, Pará e Roraima.
A Vivo vem há anos preparando sua infraestrutura de rede, com bilhões em investimento, e dezenas de parceiros globais em tecnologia para iniciar a operação com a melhor arquitetura de rede possível. Atualmente, é a empresa com um dos maiores backbones do País, um diferencial importante à companhia, uma vez que as milhares de antenas que garantirão a estabilidade de sinal do 5G devem estar conectadas por uma rede de transmissão de alta capacidade e qualidade.
Bairros atendidos
São Luís: Alto do Calhau, Calhau, Cantinho do Céu, Cohama, Jardim Primavera, Jardim Renascença e Jardim São Francisco.
Próximos bairros (em ativação): Areinha, Bequimão, Jaracaty, Centro, Cohafuma, João Paulo, Olho d´Água, Planalto Vinhais, Ponta d’Areia, Ponta do Farol, Recanto Vinhais, São Francisco e Vila Passos.
Boa Vista: Centro, Mecejana, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Trinta e um de Março.
Aracaju: Coroa Do Meio, Grageru, Jardins, Suíssa e Treze de Julho.
Próximos bairros (em ativação): Atalaia e Farolândia.
Campo Grande: Centro, Jardim dos Estados, Santa Fé.
Próximos bairros (em ativação): Amambaí, Cabreúva, Carandá Bosque, Chácara Cachoeira, Monte Castelo, Vila Antônio Vendas, Vila Duque de Caxias, Vila Manoel da Costa Lima, Vila Planalto e Vila Rica.
Cuiabá: Centro, Centro Norte, Cidade Alta, Duque De Caxias I, Jardim Alvorada, Jardim Tropical, Morada Dos Nobres, Popular e Santa Rosa.
Próximos bairros (em ativação): Bosque da Saúde, Centro Sul, Jardim Europa, Jardim Itália, Jardim Mariana, Jardim Shangri-lá, Poção, Ribeirão do Lipa e Senhor dos Passos.
Maceió: Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara, Ponta Verde.
Próximos bairros (em ativação): Centro, Farol, Poço e Pescarias
Teresina: Cabral, Centro, Fátima, Frei Serafim, Horto, São Cristóvão, São João.
Próximos bairros (em ativação): Marquês de Paranaguá, Noivos, Planalto e Porenquanto.