Vigilância Sanitária publica Notas Técnicas com medidas de segurança contra a Covid-19

Com o anúncio da abertura gradual das atividades econômicas, a Superintendência de Vigilância Sanitária – Suvisa emitiu na sexta-feira (29) uma série de Notas Técnicas a fim de garantir a continuidade da adoção de ações preventivas em combate à doença. As notas contém orientações a trabalhadores e empregadores sobre medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19.

“Estamos iniciando a retomada gradual dos serviços no Maranhão, porém não deixaremos de ter cautela e de adotar todas as medidas sanitárias necessárias para continuar combatendo o conoravírus”, diz o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O superintendente da Suvisa, Edmilson Diniz explica que esses documentos visam principalmente a orientação das equipes técnicas dos municípios e direciona a importância de cada abordagem dentro de cada serviço alcançado pelas Notas Técnicas.

“Nós estamos sempre pesquisando e construindo essas notas técnicas, revisando e sempre buscando ajustá-las à nova realidade e às novas normativas publicadas em nível nacional. Nossa intenção é ter um material mais atualizado possível, direcionando a conduta tanto da vigilância sanitária quanto da população, que tem à disposição um material importante na condução de suas atividades econômicas diárias”, destaca Edmilson Diniz.

As Notas Técnicas disciplinam, orientam e recomendam o trabalho e funcionamento de diversos setores, entre eles: estabelecimentos de comercialização e distribuição de gêneros alimentícios; clínicas de odontologia; farmácias e drogarias; prestadores de serviços de saúde e empresas terceirizadas no processamento de lavagem de roupas hospitalares; delivery e drive thru; e serviços de atenção domiciliar.

As notas também orientam condomínios; transporte de pacientes em ambulâncias no âmbito estadual; instituições bancárias e congêneres; asilos e casas de repouso; trabalhadores e empregadores da saúde; gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; call centers e telemarketing; centros socioeducativos; oferta de água potável; e instalação de barreiras sanitárias no terminal aeroportuário e nos terminais rodoviários dos municípios.

Todas as notas estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Saúde, em https://www.saude.ma.gov.br/notas-tecnicas/ .