Vestibulandos e os desafios com a saúde mental 

Os primeiros meses do ano são os mais esperados pelos alunos que estão na fase do vestibular, ansiedade e tensão são os sentimentos mais comuns entre eles. Um momento praticamente decisivo na vida de muitos, a tão sonhada aprovação no curso que passou meses e até anos idealizando. 

Mas você sabia que é muito importante tomar cuidado com a sua saúde emocional durante esse período? As matérias, os pontos que precisam ser conquistados, não devem ser o foco, afinal de contas, um déficit na saúde mental pode acabar prejudicando seu desempenho antes e depois da realização das provas.  

O professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Jefther Felipe explica que o princípio de tudo é o aluno ter em mente que precisa controlar as emoções, em especial as relacionadas à ansiedade, angústia, medo e insegurança, “é preciso entender que o vestibular é uma prova importante, mas que não vai ditar o rumo da sua vida ou garantir o sucesso ou o fracasso: é uma etapa importante, mas outras muitas etapas acontecerão”, pontuou. 

No ambiente escolar é de extrema importância que não exista o foco apenas nos alunos aprovados, mas também entender todos os fatores que influenciarão a não-aprovação e oferecer suporte para esse aluno. “O que for da alçada da escola (aprimorar técnicas de estudo, rever as orientações passadas aos alunos, manter um diálogo aberto com o aluno e com a família) merece ser feito e revisado constantemente”, completou o professor.

Ainda não sei que curso fazer, e agora? 

A orientação vocacional pode auxiliar muito nessa busca pelo curso que se transformará na profissão. Existem sim alunos que já estão totalmente decididos em que caminho percorrer, mas também existem outros com dúvidas e inseguranças sobre o assunto.

“Por meio de sessões de terapia, testes psicológicos e algumas outras técnicas e atividades, podemos ajudar jovens a descobrir quais áreas, cursos e profissões poderiam ser mais interessantes e agradáveis para um aluno. Além disso, realizar testes vocacionais, conversar com profissionais de diferentes áreas, analisar as grades curriculares dos cursos universitários e pesquisar mais sobre o mercado de trabalho local são estratégias muito úteis”, concluiu. 

Dia de prova

Existem duas técnicas de relaxamento comprovadas cientificamente e utilizadas por psicólogos comportamentais que são excelentes para diminuir a ansiedade.

O Relaxamento Progressivo de Jacobson e o Treino Autógeno de Schultz. Ambas são técnicas eficazes, em especial quando você as exercita constantemente. A primeira se refere a comandos de sugestão em que você tensiona ao máximo partes específicas do seu corpo e depois as relaxar. A segunda é uma técnica de autossugestão em que você induz seu corpo a sentir sensações físicas de peso e calor e depois também se sente relaxado.