.

Vereadores solicitam melhorias na infraestrutura da cidade

Na sessões híbrida realizada ontem, dia 7, e comandada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Gutemberg (PSC), foi aprovado sete requerimentos e duas indicações solicitando, respectivamente, aos poderes executivos municipal de estadual, pavimentação asfáltica para diversos bairros da capital maranhense, visando melhorias na infraestrura daquelas localidades.

A vereadora Concita Pinto (PCdoB) foi uma das que encaminhou proposição. Autora do requerimento nº 778/21, a parlamentar pediu que fosse enviado ofício ao prefeito de São Luís, com cópia ao secretário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), solicitando que sejam reconstruídas partes da Estrada da Vitória, localizada no bairro Quintas dos Machados.

A parlamentar do PCdoB justificou que os danos causados pelas chuvas na via pública, têm colocado a vida de moradores da área em risco. “Estou requerendo de forma emergencial, porque as fortes chuvas ocorridas nesses últimos dias deixaram a via muito danificada, e o estado atual dela, tem colocado em risco a vida dos moradores do bairro”, explicou Concita Pinto.

Já o vereador Raimundo Penha (PDT), autor do requerimento nº 153/21, solicitou ao prefeito de São Luís, com cópia ao secretário da Semosp, a realização de serviço de asfaltamento na Travessa Nossa Senhora da Vitória e na Rua Santa Rosa, localizadas no bairro Forquilha.

Outra proposta encaminhada para providências foi o requerimento nº 236/21, de autoria do vereador Dr. Gutemberg (PSC). Por meio da proposição, o parlamentar pediu que fosse enviado ofício ao prefeito de São Luís e ao secretário da Semosp, solicitando a recuperação asfáltica, em regime de urgência, de toda a extensão da Avenida Este, 203, e da ciclovia da Unidade 103 e Rua 102, localizadas no bairro Cidade Operária.
Por meio do requerimento nº 598/21, o vereador Umbelino Junior (PRTB), solicitou que fosse enviado ofício ao prefeito de São Luís e ao secretário da Semosp, pedindo a pavimentação asfáltica da Avenida Brasil, da Rua Comodoro e da Rua dos Índios, localizadas no bairro Vila Isabel Cafeteira.

Já a vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), autora do requerimento nº 744/21, pediu que fosse enviado ofício ao prefeito de São Luís e ao secretário da Semosp solicitando providências no sentido de que fossem realizadas terraplanagem e pavimentação asfáltica das ruas do Sol e da Estrela, localizadas no Residencial 21 de Abril, no Maracanã, próximo à Rua Principal.

A parlamentar do Republicanos informou que a solicitação visa suprir demanda de moradores da zona rural de São Luís. “O requerimento visa atender reclamação dos moradores quanto à dificuldade de tráfego no local, causada pela ausência de infraestrutura nas referidas vias públicas”, explicou a parlamentar Rosana da Saúde.

O vereador Edson Gaguinho (DEM), autor do requerimento 896/21, requisitou que fosse enviado ofício ao prefeito de São Luís e ao secretário da Semosp, pedindo a execução, em caráter de urgência, de serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e meio-fio da Travessa da Pedreira, localizada no bairro Vila Vitória.

Já o parlamentar Daniel Oliveira (PL), por meio do requerimento nº1153/21, solicitou ao Executivo Municipal a pavimentação asfáltica da Rua da Prata, localizada no bairro Coroadinho. “Os buracos na via pública têm causado prejuízos aos motoristas e têm dificultado o tráfego de pedestres”, justificou.
Indicações – O vereador Antonio Garcez (PTC), autor da Indicação nº 235/21, pediu que a proposição fosse encaminhada ao governador do Estado do Maranhão e ao secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), para que seja providenciada a urgente inclusão das avenidas, ruas e travessas do bairro Residencial Ribeira em programa de recuperação e pavimentação asfáltica. O parlamentar ainda solicitou, por meio da indicação nº 235/21, que fosse dada especial atenção à Avenida Tocantins e às ruas Rio Periá e Rio Pericumã, no Residencial Ribeira.

Já o vereador Ribeiro Neto (PMN), autor da indicação nº 162/21, solicitou que a proposição fosse encaminhada ao governador do Estado do Maranhão e ao secretário de Estado de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra) para que seja feita a pavimentação asfáltica de toda extensão da Rua Santa Isabel, localizada no bairro Santa Efigênia.

Na proposição, o parlamentar justifica a solicitação. “Este gabinete, acompanhado pelos moradores que circulam pelo logradouro, pleiteia a realização do serviço devido à grande quantidade de buracos, poeira e lama no local. Isto tem dificultado o acesso e o deslocamento de veículos, ambulâncias, transporte coletivo e dos próprios transeuntes”, explicou Ribeiro Neto.