Vereadores solicitam ao Executivo melhorias para sistema de Transporte de São Luís

Os vereadores da Câmara Municipal de São Luís têm buscado melhorias para o Sistema de Transporte da capital maranhense por meio da elaboração de requerimentos. Na sessão plenária da última segunda-feira (24), três proposições que tratam do tema “Trânsito e Transporte”, foram aprovadas e encaminhadas pela Casa Legislativa ao Poder Executivo.

De autoria do vereador Antonio Garcez (PTC), o Requerimento 396/21 solicita ao secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o devido estudo e a posterior colocação de faixa de pedestre na Avenida Casemiro Júnior, em frente à Faculdade Santa Terezinha (Cest). “Este gabinete foi procurado pela comunidade do Anil para auxiliar na questão, porque, como não há faixa de pedestres no local, os transeuntes ficam expostos a graves e desnecessários riscos ao atravessar aquela avenida”, explicou o parlamentar na proposição.

A vereadora Karla Sarney (PSD) elaborou o Requerimento 420/21 para que seja enviado ofício ao prefeito de São Luís, aos secretários municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Trânsito e Transportes (SMTT), solicitando, em caráter de urgência, a restauração da sinalização de trânsito e o funcionamento do semáforo localizado na Avenida José Sarney, com acesso ao bairro Alto da Esperança.

Já a vereadora Concita Pinto (PC do B) elaborou o requerimento 649/21 e solicitou que seja enviado ofício ao prefeito de São Luís, com cópia ao secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), para que seja verificada a disponibilidade de mais um ônibus para a linha do bairro Tajaçuaba. “Tal requerimento justifica-se pela grande dificuldade que os moradores daquela comunidade vêm passando, uma vez que só tem um ônibus que faz poucas viagens. A demora entre uma viagem e outra é de 2 horas, no mínimo, o que dificulta o deslocamento dos moradores para o trabalho e outros afazeres”, argumentou a parlamentar na proposição.

Dados – O transporte público da capital maranhense é gerenciado por uma empresa e três consórcios. Atualmente, em São Luís, operam 676 ônibus (incluindo 8 Rapidões) que são distribuídos em 171 linhas de ônibus e transportam, em média, 286 mil passageiros/dia útil. Antes da pandemia, esta média era de 470 mil passageiros/dia útil. Vale acrescentar que cinco Terminais de Integração fazem parte do sistema de transporte da capital maranhense. São eles: Praia Grande, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac, São Cristóvão e Distrito Industrial.