Vereadores pedem à Prefeitura de São Luís ações de Segurança Alimentar e reforma para espaços de comércio alimentar

Em sessão ordinária do último dia 24, a Câmara de São Luís encaminhou para providências requerimentos de parlamentares que solicitaram ao Executivo municipal reforma de feiras e mercados localizados na capital maranhense. Na mesma data, também foram encaminhadas proposições que abordaram o tema “Segurança Alimentar”.

Por meio do Requerimento nº 854/21, o vereador Antonio Garcez (PTC) solicitou à Prefeitura de São Luís implementação da Cozinha Comunitária no bairro do João Paulo. Para o parlamentar, a concretização do pedido possibilitará melhoria da qualidade de vida da população.

“Esta solicitação tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores do João Paulo, pois a comunidade deste bairro é composta predominantemente por trabalhadores assalariados, pessoas humildes e de poucas condições financeiras”, explicou Garcez.

Já o vereador Gutemberg Araújo (PSC), por meio do Requerimento nº 390/21, solicitou ao Executivo municipal implementação do “Banco Municipal de Alimentos”, criado pela Lei nº. 268 de 19 de agosto de 2013.

Na legislação está explicitado que o referido programa visa ao “reaproveitamento de produtos alimentares, perecíveis e não perecíveis, provenientes das sobras limpas de restaurantes, mercados, supermercados, hipermercados e mercados populares, para que venham a ser classificados e posteriormente distribuídos a entidades assistenciais, sediadas na cidade de São Luís”.

As formas de triagem e os procedimentos para recebimento e distribuição dos alimentos também são informados na Lei nº 268 de 19 de agosto de 2013, resultante do Projeto de Lei nº 146/2006 cujo autor foi o vereador Gutemberg Araújo.

Reforma – A Casa Legislativa também encaminhou para providências pedidos de reforma de feira e mercado localizados na zona rural de São Luís. Um deles foi o feito pelo vereador Marlon Botão (PSB) que, por meio do Requerimento nº 1058/21, solicitou ao Executivo municipal a reforma do mercado da Vila Maranhão.

Já o vereador Ribeiro Neto (PMN), por meio do Requerimento nº 1110/21, solicitou à Prefeitura de São Luís reforma da feira localizada no bairro Vila Nova República com o objetivo de buscar melhorias para o comércio de alimentos.

“Os feirantes do bairro reivindicam a reforma da feira. O espaço é um importante polo da economia local e necessita de melhor estrutura para que sejam sanadas as condições mínimas sanitárias necessárias ao bom comércio alimentar. Assim, buscamos melhorar o ponto com barracas adequadas a todos os feirantes. Também queremos instalação de tendas novas no local e interdição da via, com proibição da circulação de veículos nos sábados e domingos, tendo em vista a grande circulação de pedestre na feira”, explicou Ribeiro Neto.