Vereadora Rosana da Saúde é a mais nova cidadã de São Luís

A vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) foi agraciada com o título de cidadã ludovicense, em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 20. A outorga é concedida a pessoas nascidas fora da capital maranhense, que fazem jus à honraria em razão de mérito em favor do município.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB), autor da proposição que originou a solenidade, por meio do decreto legislativo nº 88/2023. A honraria, concedida pela Câmara Municipal de São Luís (CMSL), começou a valer hoje mesmo.

Na ocasião, Astro de Ogum fez questão de enfatizar a importância da honraria e destacou a importância do valor das homenagens em vida. O parlamentar também mencionou os relevantes serviços prestados pela homenageada à capital maranhense.

“Sua trajetória ecoa nos quatro cantos de São Luís. (…). Essa é uma homenagem para alguém que nós temos um grande respeito, carisma e simpatia. Quero dizer acima de tudo que a vereadora Rosana da Saúde é alguém que tem correspondido às expectativas do mandato”, declarou.

O deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos no Maranhão, destacou a capacidade de atuação de Rosana na capital maranhense e afirmou que a homenagem à vereadora é merecida.

“Não poderia deixar de faltar a essa homenagem que reconhece a importante capacidade de atuação da minha amiga e vereadora Rosana da Saúde em São Luís”, frisou.

Bastante emocionada, Rosana da Saúde elogiou o vereador Astro de Ogum e agradeceu aos colegas de plenário pela homenagem. “Esse título tem um significado muito especial, pois me faz sentir responsabilizada à altura de tamanha honraria. É uma homenagem que revela a qualidade do espírito do povo ludovicense e amplia ainda mais nossa responsabilidade com a cidade”, disse.

A sessão solene realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, contou com a presença dos Marlon Botão (PSB) e Karla Sarney (PSD); do bispo Thiago Lemos, líder Estadual da Igreja Universal; da presidente da Rede Ame-associação de Mulheres Empresárias, Guga Fernandes; além de amigos e familiares da agraciada.

Quem é ela?
Maria Rosana da Silva, mais conhecida como Rosana da Saúde, é filha de João Antônio da Silva e Maria de Lourdes da Silva. É natural da cidade de Lambari, em Minas Gerais, mas viveu mais da metade de sua vida no Nordeste do país. É casada com João Waldi de Andrade há quase três décadas.

Cristã, ainda na adolescência, ela integrou projetos no âmbito da Igreja, realizando ações sociais nos bairros e áreas vizinhas de sua cidade. Nesse período, participou ativamente dos movimentos sociais e pastorais, ingressando no grupo da saúde da instituição religiosa, atuando em diversos hospitais, prestando assistência espiritual aos profissionais da saúde, pacientes e seus familiares.

Já capelã hospitalar, sempre buscando dar o seu melhor a todos, ficou conhecida como Rosana da Saúde, devido ao seu trabalho nessa área, por meio do grupo da saúde. Além disso, atuou expressivamente na pandemia do Coronavírus que assolou o país. Durante toda a quarentena, esteve dentro dos hospitais, principalmente nas UTIs, visitando e levando auxílio espiritual, alento aos pacientes com Covid-19 e aos profissionais da saúde.

Tem experiência no campo da política, onde sempre se colocou à disposição do povo. Desejando ajudar mais, em 2020, se candidatou à vereadora de São Luís pelo partido Republicanos. Foi eleita com 6.984 votos, ficando em quarto lugar no geral e sendo a mulher mais bem votada na capital. Sua principal área de atuação é a saúde, mas também defende os direitos da família e de todos os evangélicos.