Vereador Marquinhos amplia estrutura, especialidades médicas e atendimentos no Núcleo Básico de Saúde em São Luís

O vereador Marquinhos (DEM) entregou nesta segunda-feira,31, a ampliação do núcleo Básico de Saúde, projeto social mantido por ele desde seu segundo mandato, no bairro Sol e Mar, na capital maranhense.

O evento também contou com as presenças do prefeito de São Luís Eduardo Braide, do presidente e do vice da Câmara Municipal, respectivamente Osmar Filho, Dr. Gutemberg, o deputado federal, Pedro Lucas, os vereadores Raimundo Penha e Marcial Lima, e o secretário Municipal de Assuntos Políticos, Marcio Vinícius. Na oportunidade, Eduardo Braide elogiou a iniciativa do vereador Marquinhos e também anunciou realização de testes rápidos contra o Covid-19 no local, ajudando a evitar a disseminação da doença.

“Atendendo ao pedido do vereador Marquinhos, vamos disponibilizar os testes rápidos contra o covid. Sabemos o quanto é complicado encontrar um teste deste com facilidade neste momento em que vivemos. Em 15 minutos sai o resultado. Deixo registrado também meu apoio a este projeto, pois ele não pode parar. O que depender do município, estaremos juntos nesta caminhada”, pontuou Braide.

Ampliação dos serviços
De acordo com Marquinhos, a unidade de saúde ampliou para 16 especialidades, serviços essenciais à saúde pública, buscando solucionar déficits do município, o projeto social conta com grandes profissionais.

“Estamos reinaugurando a ampliação do núcleo de saúde, eram apenas 8 especialidades, a partir de agora, vamos subir para 16 a oferta. Todas as pessoas que procuram atendimento, significa mais uma oportunidade de ser atendido por uma unidade de saúde. Hoje temos cardiologista, endocrinologista, fisioterapeuta, gastro, fonoaudiólogo, ortopedista, clínico geral, ginecologista, pediatra, dentista, terapeuta ocupacional, psicólogo, exame papanicolau, nutrição, assistência social. Para mim é uma alegria contribuir com o nosso povo”, declarou.

Reabilitação pós-Covid-19
Outro ponto destacado pelo vereador foi o início do projeto-piloto “Reabilitação pós- Covid-19”, desde dezembro do ano passado, a partir da equipe de fisioterapia que a entidade já contava. A intenção, segundo o parlamentar, foi contribuir na recuperação de pacientes que sofreram sequelas e precisavam de um tratamento com uma equipe interdisciplinar.

Por isso, o núcleo de saúde adquiriu recentemente uma van, com capacidade para transportar 15 passageiros. O veículo que foi adquirido com recursos próprios, está equipado com ar-condicionado, com TV e som ambiente. A iniciativa, segundo o parlamentar, vai ampliar a assistência aos pacientes recuperados da doença.