Vereador Marcos Castro assume a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara de São Luís

O vereador Marcos Castro (PMN) foi eleito presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara de São Luís. Também integram a pasta, os vereadores: Andrey Monteiro (Republicanos), Silvana Noelly (PTB), Coletivo Nós (PT), Zeca Medeiros (Patriotia) e Marlon Botão (PSB). A Comissão tinha como titular o ex-vereador Batista Matos, vitimado pela Covid-19 em março deste ano.

Em uma reunião realizada na tarde de ontem, 26, na Câmara Municipal, o parlamentar esteve com os membros da comissão discutindo as demandas referentes a educação, ensino,artes, cultura, patrimônio histórico, esporte e lazer, além de buscar o diálogo para o alinhamento dos trabalhos.
Para Marcos Castro, é uma honra e uma responsabilidade muito grande estar à frente de uma comissão essencial para o desenvolvimento de São Luís.

Ele afirmou que a sua meta é atuar fortemente para oferecer educação, cultura, esporte e lazer para todas as pessoas que habitam na capital.
“Por experiência de vida, a educação e a cultura foram que me conduziram por bons caminhos, abriram portas e me deram um norte mesmo diante de tantas dificuldades. E, mais do ninguém sei que, por vezes, apenas vontade própria não basta. É preciso que existam políticas públicas que valorizem o aluno, o amor que professores têm pela educação e a estrutura escolar, que é fundamental para o aprendizado. Temos muito trabalho pela frente’, enfatizou.

Mesmo quando ainda não havia sido cogitado para assumir a comissão, o vereador já havia executado ações na capital, priorizando o fortalecimento da saúde, educação e cultura, como o alinhamento de pautas com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), visitas técnicas a escolas da capital, execução de projetos que proporcionam saúde, bem-estar social e lazer, como o Projeto Mão Amiga e Vidas em Movimento.
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer é uma das 12 comissões permanentes da Câmara de Vereadores de São Luís para o biênio 2021-2022 da atual Legislatura.

Sobre Marcos Castro
Bacharel em Direito e Pedagogo, Marcos Castro veio do bairro periférico da Ilhinha, sob a construção de uma história de determinação e superação. Filho de comerciantes, vendia água e coco na praia para conseguir estudar e se formar. Em virtude de muitas necessidades e intenso trabalho, percebeu a urgência em mobilizar e transformar a vida das pessoas que enfrentavam problemas semelhantes dentro da periferia, vindo a desenvolver alguns dos seus projetos sociais que beneficiam idosos, mulheres e crianças, são eles: Projeto Mão Amiga, Vidas em Movimento e Zumba das Divas.
Diante de tais atitudes e uma presença forte na comunidade, nasceu o apelo dos amigos e da sua própria comunidade, o incentivando a entrar na política. Desejo que veio a se concretizar nas eleições de 2020, quando recebeu 2.607 votos, disputando pela primeira vez como candidato a algum cargo público.