Veja os 5 passos para perder a vergonha de gravar vídeos na internet

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga ou aquele famoso “branco” ao tentar gravar um vídeo? Isso é mais comum do que se possa imaginar. O fato é que muitas pessoas procuram respostas para saber como perder a vergonha de gravar vídeos, como se soltar na frente da câmera e até como perder a vergonha de gravar stories para o Instagram.

Sim, o vídeo é um formato de conteúdo fundamental para quem quer trabalhar com marketing digital nas redes sociais, mas sabia que, ao perder o medo de gravar vídeos, também é possível se sentir mais seguro ao falar em público? O treinamento com técnicas específicas de oratória é capaz de destravar a comunicação de um modo global.

Quando o assunto é internet, especialmente, esse ambiente virtual tem o potencial de amplificar vozes e distribuir conteúdo de maneira exponencial, o que é indispensável para quem quer alcançar clientes no meio digital. No entanto, o formato de vídeo ainda é uma barreira para muitos empreendedores. 

Se esse for o seu caso, a especialista da escola de oratória Vox2you São Luís, Giselle Moreira, ensina passos importantes que garantem uma verdadeira transformação. “Primeiro, você precisa entender o poder da sua imagem. Ao mostrar seu rosto e falar com seus seguidores por vídeo, você transmite diversos sinais por meio da linguagem verbal e não verbal que facilitam a formação de laços interpessoais. Em resumo, por meio do vídeo é mais fácil criar uma relação de confiança entre você e quem lhe assiste, gerando empatia e transmitindo sua personalidade”, pontua.

Agora que você já sabe por que investir em vídeos na internet, deve estar se perguntando: como começar a superar o medo de gravar vídeos?  A especialista em oratória listou algumas dicas práticas que vão ajudar você a perder o medo das câmeras. Confira!

  1. Domine o assunto

Quanto mais você tiver domínio e interesse pelo tema em questão, melhor conseguirá falar sobre ele. “Mesmo que você seja uma pessoa mais tímida, é difícil esconder o entusiasmo natural que surge quando falamos sobre algo que gostamos ou temos domínio”, explica. 

  1. Comece aos poucos

Para começar a se familiarizar com o formato e perder o medo de gravar seus vídeos, uma boa dica é começar a gravar só para você, sem publicar. Dessa forma, você pode aperfeiçoar sua fala e linguagem corporal até se sentir mais segura e relaxada em frente às câmeras. Pense nessa prática como um ensaio!

  1. Controle a ansiedade

Mesmo sem plateia e sendo apenas um ensaio, você pode sentir ansiedade e nervosismo. Nessa hora, pratique exercícios de respiração e mantenha a calma. “O primeiro passo para que essa prática seja bem-sucedida é manter uma constância nos treinos. Assim como no treino dos músculos do corpo, o cérebro também deve ser treinado.  A partir disso, você conquistará mais confiança e domínio daquilo que está fazendo ou falando, de maneira a esquecer a existência da ansiedade”, orienta.

  1. Crie um roteiro

Encare seus vídeos, por mais simples que sejam, como um filme que requer um roteiro para transmitir a mensagem corretamente ao público. “Organize os pontos que serão abordados na sua fala. Um roteiro bem definido em mãos trará mais confiança e segurança na hora de gravar. Mas nada de ficar olhando para o papel, seja natural e espontâneo”, ensina. 

  1. Pratique o máximo possível

Sabe aquela frase que diz que “a prática leva à perfeição”?  Pois bem, é exatamente isso que você vai fazer. Quanto mais você gravar seus vídeos, maiores são as chances de melhorar ao longo do tempo. “Lembre-se que quem hoje grava vídeos e divulga seu produto muito bem, um dia também passou pelas mesmas dificuldades que você, e a solução foi a prática. Por isso, pratique o máximo possível. Grave todo dia, mesmo que não publique, só para treinar. Com o tempo, você notará que perdeu a vergonha”, incentiva.