Variedade de atrações atraem milhares de pessoas nos arraias da Cidade Operária e Ipem

O São João do Maranhão continua garantindo lazer e diversão para milhares de pessoas em toda a Grande Ilha. Na noite de sábado (18), os arraiais do bairro da Cidade Operária e do Ipem, no Calhau, em São Luís, fizeram a multidão dançar, cantar e prestigiar as atrações deste que é o maior São João do Brasil. E neste domingo (19), tem mais, com Dança Portuguesa na Cidade Operária e o batalhão pesado do Boi da Maioba no Ipem.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Paulo Victor, que acompanhou a agenda dos dois arraiais, destacou a descentralização do festejo e sua representatividade para o Maranhão. “Muito importante, pois hoje temos oito arraiais consecutivos oficiais, funcionando ao mesmo tempo e em pontos estratégicos da cidade, além dos espaços nos bairros. O diferencial foi podermos descentralizar e levar o São João, serviços, estimulando o emprego e a economia nos bairros. Essa foi a determinação do governador Carlos Brandão, que está sendo concretizada”, frisou.  

Grupos de dança e Bumba Meu Boi abrilhantaram a noite no arraial da Cidade Operária. Se apresentaram o Tambor de Crioula Brilho de São Benedito Pica Pau Amarelo, Dança do Coco Pirinã, Bumba Meu Boi Mirantes da Ilha e União da Baixada e, ainda, show de Fábio Alta Tensão. 

O brincante Davi Lucas Cordeiro falou da emoção em participar dos festejos juninos após dois anos sem programação. “Eu gosto muito do São João por ser uma festa divertida, com muita gente, e é importante para não perdermos nossa cultura, que é muito linda”, disse ele, que é boiadeiro em grupo de Bumba Meu Boi.

Para Manoel Márcio, da construção civil, a festa “é muito bonita e está tudo perfeito, seguro e animado, tanto que já visitamos alguns arraiais, eu e minha família e gostamos demais”. O serralheiro Nestor Barros também foi prestigiar a programação com a família. “Com a minha família, curtimos bastante a festa e gostamos muito do São João do Maranhão. E o bom é que está em todos os cantos da cidade e a gente pode acompanhar no nosso bairro, sem precisar sair para outros locais. Muito bom”. 

Para este domingo (19), a agenda de apresentações terá Dança Portuguesa Arte e a Beleza de Portugal, Companhia Vem BB, os grupos de Bumba Meu Boi Encanto da Ilha e Itatuaba-Icatu e show de Adão Camilo. 

Ipem

Um dos pontos de festejo junino mais movimentados da capital, o Arraial do Ipem contou com apresentações de peso na noite do sábado. Animaram o público as brincadeiras Cacuriá Mirim Rabo de Saia e o aclamado Cacuriá de Dona Teté; os artistas Flash Back do Forró e Daffé, com o show Tributo a Papete; além dos grupos de Bumba Meu Boi Brilho da Ilha, Santa Fé, Novilho Branco e Guimarães Luxo Caprichoso. 

A professora Ilda Serra esteve pela primeira vez no Arraial do Ipem e ficou satisfeita com o que acompanhou. “Lindo, maravilhoso. É uma alegria, após dois anos, estarmos com vida e saúde, prestigiando a riqueza, diversidade e beleza do São João do Maranhão”, enfatizou.

O juiz de Direito, Márcio Brandão, destacou a importância da venda dos produtos confeccionados pelos detentos do sistema prisional, que são oferecidos no arraial. “Importante, sem dúvida, pois é a prova de que o sistema reeduca e reinsere a pessoa que cumpre pena. Nós, como cidadãos, devemos estimular e consumir estes produtos, contribuindo que eles tenham estímulo para continuar produzindo quando saírem”, avaliou. A barraca com os produtos é da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Neste domingo (19), a festança prossegue com mais uma variedade de atrações do folclore maranhense. Quem for ao arraial poderá prestigiar os grupos de Bumba Meu Boi da Maioba, Pirilampo, Nina Rodrigues e Presidente Juscelino. O espaço terá ainda apresentação da Quadrilha Flor do Luar e show do grupo Baré de Casco.

Quem for ao arraial do Ipem conta ainda com o Barracão do Forró, onde os grupos se apresentam com o melhor do autêntico arrasta pé; espaço para os turistas se informarem; e uma área especial para a criançada se divertir com segurança, aproveitando diversos brinquedos.