.

Vara de Santa Inês atinge 100% de virtualização dos processos

A 4ª Vara de Santa Inês concluiu os procedimentos de digitalização e virtualização de processos físicos (em papel) na unidade judiciária. Agora, todos os processos existentes tramitam em ambiente virtual e podem ser acessados à distância, pela internet, pelas partes e seus representantes legais.

Com a coordenação do juiz Raphael Guedes, titular da vara, e o empenho da equipe de servidores do gabinete e da secretaria judicial,  foram virtualizados 100% dos processos, todos criminais, não existindo mais processos físicos em tramitação na unidade. 

Os trabalhos de virtualização processual foram iniciados em abril de 2021. Na época, o acervo geral era de 2.300 processos na unidade. Durante o período da correição extraordinária, realizada entre abril e maio do ano passado, foi verificado que apenas 3% desse acervo estava virtualizado e os demais 97% tramitavam de forma física. 

Após a finalização dos trabalhos, 802 processos foram virtualizados. Atualmente, com o esforço realizado para julgamento e arquivamentos dos autos, o acervo geral da 4ª Vara conta apenas com 650 processos, todos inseridos no Processo Judicial Eletrônico (PJE), sistema automatizado de controle e tramitação processual.

PROJETO “DIGITALIZAR JÁ”

A ação concluiu as ações do Projeto “Digitalizar Já”, instituído pelo Poder Judiciário do Maranhão, por intermédio da Portaria-Conjunta nº 15, de 22 de abril de 2019, que autorizou a ampliação da virtualização dos processos judiciais que tramitam em autos físicos nas unidades jurisdicionais das comarcas que utilizam a plataforma do Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) do 1º Grau do Poder Judiciário do Maranhão.

“A conquista representa maior celeridade processual e evita a ocorrência de extravios dos feitos criminais proporcionando um maior incremento na qualidade e análise dos autos processuais e a entrega da prestação jurisdicional à população santa-inesense”, avalia o juiz da vara.