Giro de Noticias

Vara da Infância e Juventude desenvolve ações culturais no Salão do Livro de Imperatriz

A Vara da Infância e Juventude de Imperatriz montou um estande com ações culturais no 18° Salão do Livro (SALIMP) de Imperatriz, que ocorre do dia 8 a 16 de outubro no Centro de Convenções da cidade.

No estande, é oferecida uma programação gratuita para estudantes das escolas públicas e adolescentes assistidos por instituições sociais, organizada pelo juiz Delvan Tavares Oliveira, titular da vara, com o apoio de um grupo de comissários de Justiça.

As atividades começaram no dia 10, com uma “Roda de Conversa” sobre o documentário “Nunca me Sonharam”, pelo defensor público Fábio Carvalho, com os alunos da Escola Pública Graça Aranha. No dia 12, foi realizado um Júri Simulado sobre o Conto “Enfermeiro”, de Machado de Assis, apresentado pelos estudantes da Escola Vespasiano Ramos, que foi assistido por adolescentes acolhidos pelas instituições “Conviver” e “Doce Lar”, no dia 12 de outubro.

PROJETO APADRINHAMENTO

Dentre as ações planejadas pela vara, também será realizado o lançamento da ação “Apadrinhe um Leitor”, do Projeto “Apadrinhamento’, que beneficia adolescentes acolhidos com a doação de livros adquiridos por meio de doações, com abertura de inscrições até o dia 17 de novembro de 2022.

O Projeto “Apadrinhamento” é voltado para crianças e adolescentes que estão abrigadas, e com menor chance de retornar à família de origem ou de serem adotadas. O objetivo é garantir o direito à convivência familiar e comunitária, proporcionando vínculos externos à instituição para fins de colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo a assessora judicial da Vara, Mariana Amin Castro, uma campanha foi realizada na comunidade para arrecadação de contribuições em dinheiro para a compra de livros a serem disponibilizados aos adolescentes, antes do lançamento oficial do programa de apadrinhamento.

CONCURSOS CULTURAIS

O Concurso de Redação e o Concurso de Poesia – tema “livros”, destinado a alunos de escolas públicas, tem como premiação bolsas de estudos de curso preparatório para o Enem e para o IFMA.  

Já o Concurso de Vídeos com duração até 15 minutos tem como premiação um tíquete para compra de livros dentro do Salimp. O tema É “Causas que levam as crianças e os adolescentes a abandonarem a escola”.

A entrega das premiações dos concursos de redação, vídeo e poesias será realizada no dia 15 às 18h, no Café Literário do Salimp.

Colaboraram com as atividades os parceiros institucionais Curso Mege, Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão – Sindjus; Comissão da Criança e do Adolescente da seccional da OAB em Imperatriz, Curso Expoente e a empresa Kaeru Comunicação Visual.