Vai voltar a usar maquiagem? Não esqueça de conferir a data de vencimento

O afrouxamento das regras para o uso de máscaras de proteção em ambientes abertos representa uma oportunidade de tirar do armário as maquiagens há muito tempo guardadas. No entanto, por mais que seja gostoso voltar a usar aquele blush ou batom depois de muitos meses, é preciso ter cuidado. “A maquiagem vencida ou armazenada há muito tempo pode causar mal à pele, predispondo à contaminação por microorganismos”, alerta o dermatologista do Sistema Hapvida e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Diogo Pazzini.

De acordo com o profissional, a maquiagem guardada sem uso pode ficar contaminada por fungos ou bactérias. As consequências podem ser infecções, dermatites e outras doenças de pele, transformando em caso clínico, o que era para ser uma tentativa de embelezar o rosto. “Além disso, após o prazo de vencimento, não há garantia de que o produto mantenha as mesmas características especificadas pelo fabricante”, explica.

O prazo de validade da maquiagem começa a contar no momento em que ela é aberta. A partir daí, o produto consegue manter as suas características por um período de seis a 24 meses, a depender do fabricante. É sempre importante consultar a data especificada na embalagem, mas atente para o fato de que a data pode vir na caixa, e não na embalagem do produto em si. Na dúvida, é sempre importante observar aspectos de conservação, como cheiro, aspecto e textura.

E, se você tem o hábito de guardar esses produtos no armário do banheiro, aqui vai uma péssima notícia: esse é o pior lugar possível. “A maioria acaba guardando no banheiro, mas lá é úmido e acumula vapor, o que pode degradar o produto. Prefira um local seco e longe do calor, como uma prateleira no guarda-roupas ou uma penteadeira”, orientou. Manter todos os itens na bolsa também não é uma opção. O ideal é carregar com você apenas o necessário para um retoque no meio do dia. “Assim, você garante a conservação desses produtos pelo maior tempo possível”, concluiu.