Vai começar o EAD? Veja dicas para se organizar nesse modelo
A forma de ensino a distância (conhecido também como EAD) tem se tornado uma opção cada vez mais escolhida entre os alunos de universidades, muito se deve ao fato de esse tipo de ensino ter evoluído bastante por conta da pandemia. A flexibilidade que o EAD oferece torna essa modalidade atrativa para muitos, pois dá a liberdade de estudar a qualquer hora em qualquer lugar do mundo e com uma infinidade de materiais de apoio à disposição.
No entanto, para que o EAD seja eficiente é preciso que o aluno tenha disciplina e foco para que as distrações não atrapalhem o ritmo de estudos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como se organizar para estudar através do EAD. Confira:
Organização semanal
Uma dica fundamental para quem pretende estudar pelo EAD é criar um sistema de planejamento semanal. Estabelecer um cronograma detalhado de todas as atividades e prazos de cada disciplina ajuda o aluno a ter uma visão ampla de todos seus deveres e de como ele deve organizar seu tempo dedicado a cada atividade.
As formas de planejamento são diversas e cada um pode se adequar a estilos diferentes, uns preferem utilizar um quadro branco e canetas coloridas para visualizar todas as atividades, outros podem preferir anotar tudo em uma agenda de papel tradicional. Também não podemos esquecer de que existem muitos aplicativos, gratuitos, dedicados à organização, basta escolher qual forma mais lhe agrada.
O importante é ter tudo anotado e não deixar nada passar em branco para não acabar tendo que virar a noite para terminar aquele trabalho de última hora que foi esquecido.
O perigo das distrações
As distrações são verdadeiros obstáculos em qualquer ambiente de estudo. Com a flexibilidade do EAD, é comum que você esteja em casa ou em ambientes menos controlados do que uma sala de aula tradicional com um professor vigiando os alunos.
Por esse motivo, é importante criar disciplina e foco para que as pequenas distrações não atrapalhem os estudos. Desligar o celular ou colocar em modo silencioso, evitar as redes sociais durante a aula ou momentos de leitura ajuda a não desviar a atenção do conteúdo estudado.
Caso você compartilhe o mesmo espaço com outras pessoas, muitas pessoas estudam no quarto, por exemplo, e é preciso ter uma conversa franca para estabelecer acordos de convivência para que todos respeitem seu momento de estudo e você também respeite as atividades de outras pessoas para um ambiente mais harmonioso
Mantenha o ambiente adequado para o estudo
Seguindo a dica anterior, o ambiente impacta muito na qualidade do aprendizado à distância. Embora pareça ser confortável, não é recomendado estudar deitado no sofá ou na cama, pois facilmente o aluno pode pegar no sono e perder conteúdos importantes.
Criar ou adaptar um espaço tranquilo, com boa iluminação, ventilação adequada e que não seja muito quente ou muito frio durante as estações mais extremas ajuda na concentração e, por consequência, na eficiência do estudo.
Deixar a sua mesa de estudos sempre organizada com os materiais necessários, como computador, cadernos, canetas e livros ajuda na concentração e cria o hábito de manter seu local sempre arrumado, qualidade muito desejada no mercado de trabalho, nenhum gestor gosta de ver um funcionário trabalhando em uma mesa bagunçada.
Você não está sozinho
Lembre-se de que, mesmo estudando no modelo de EAD, você não está sozinho, muitos podem até alegar que esse sistema de ensino é muito depressivo e exige muita atenção dos alunos e acabam desistindo. Caso se sinta dessa maneira, existem diversas ferramentas e pessoas qualificadas que podem ajudar nessa situação.
Muitas instituições, como a UNIGOIÁS, são muito reconhecidas por possuir profissionais preparados para auxiliar os alunos na adaptação ao sistema EAD, com dicas de organização, acompanhamento, suporte técnico e acadêmico e até mesmo grupos de estudo para aproximar os alunos para ajudar a combater esse tipo de sentimento.