Unidades escolares reformadas pelo Escola Digna retomam aulas presenciais na rede pública estadual
Escolas da rede pública estadual retomam nesta segunda-feira (14) as aulas presenciais, interrompidas por conta da pandemia da Covid-19. Em muitas unidades escolares, no período em que as escolas permaneceram fechadas foram realizadas reformas no âmbito do programa Escola Digna que, ao todo, já soma cerca de 1.400 obras educacionais entregues, incluindo construções, reformas, revitalizações ou reconstrução de escolas, faróis e bibliotecas, quadras poliesportivas, entre outras ações em todo o Maranhão.
Um destes exemplos é o Centro de Ensino Haydée Chaves, localizado no bairro Angelim, reformado com investimentos no valor de R$ 1,1 milhão, pelo Governo do Estado através do Escola Digna. A escola foi entregue à comunidade em dezembro e, agora, está apta para reiniciar o calendário letivo. “Quem passava aqui não tinha vontade de entrar e muito menos desejava estudar nessa escola. É um sonho dos ex-gestores, professores e outras pessoas que já saíram, todos sonhavam com essa reforma. Para nós, é um sonho realizado”, afirma a gestora geral da unidade, Maria da Conceição de Carvalho Sousa.
As aulas também vão ser reiniciadas no Centro de Ensino Governador Archer, no Filipinho. No local, a escola foi completamente reformada e uma quadra coberta para a prática de esportes foi construída. “Antes a escola estava sucateada, mas hoje temos uma escola que é de sonho. Aqui, foi o sonho realizado de várias pessoas e está uma felicidade”, emociona-se a professora Ediana Lindoso.
Emoção que a estudante Ana Luíza Marques Ribeiro também sentiu ao ver as salas em que vai estudar, mesmo antes do retorno às atividades escolares. “Temos uma sala com ar-condicionado, que vai ajudar muito no aprendizado. Isso é um orgulho”, comemorou.
Expansão pelo interior
As transformações chegaram a muitos municípios maranhenses, como o antigo Centro de Ensino Maria José Macêdo Costa, na cidade de Colinas, que foi totalmente reformada e ampliada, e transformada no Centro Educa Mais Maria José Macêdo Costa, uma das cerca de 80 escolas que integram a Rede de Ensino Integral implantada no Maranhão, sendo 23 IEMAs, 55 Centros Educa Mais, e o IEMA Bilíngue, 1ª Escola em Tempo Integral Bilíngue da rede pública estadual, contando com quase 27 mil estudantes matriculados em 2021.
“Ter uma Escola Digna é motivo de exultação, não só para a comunidade escolar, mas também para toda a comunidade colinense. Agradecemos esse olhar sensível do nosso governador e do nosso secretário para os menos favorecidos. Estudar numa sala de aula climatizada, numa sala de aula temática é muito mais interessante, atrativo e faz com que os nossos estudantes queiram estar mais tempo aqui, conosco, porque se sentem valorizados e têm orgulho do local onde estudam”, pontuou Telly Martins, gestora geral do Centro Educa Mais Maria José Macedo Costa, em Colinas.
Até 2015, 25 municípios não possuíam sequer prédios próprios do Ensino Médio. Estudantes e professores dependiam de espaços emprestados. Atualmente, 18 municípios já receberam seus prédios; outros estão com obras em andamento.
Prioridade com o Escola Digna
Ao longo dos últimos anos, o programa Escola Digna se concretizou como o maior programa de investimentos educacionais da história do Maranhão e o maior em execução no país, se consolidando como uma política educacional de Estado e patrimônio de educadores, estudantes, pais e comunidades espalhadas pelos 217 municípios maranhenses. “Com o programa Escola Digna, o governo Flávio Dino segue transformando a vida das pessoas e suas comunidades pela Educação”, comemora o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Além disso, durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, a educação no Maranhão se reinventou com a força do Escola Digna, distribuindo 305 mil chips a estudantes e professores da rede pública estadual, lançando a plataforma Gonçalves Dias, com videoaulas, roteiros de estudo e atividades que auxiliam professor e estudante; e o pré-vestibular Gonçalves Dias, com conteúdo voltado para estudantes que farão o ENEM e demais vestibulares.