UNDB e Albert Einstein apresentaram o futuro da medicina e da cirurgia robótica
Em uma noite de aprendizado e celebração alusiva ao Dia do Médico, o Centro Universitário UNDB, em parceria com o renomado Hospital Israelita Albert Einstein do qual é parceiro institucional, reuniu a comunidade médica maranhense e acadêmicos do Curso de Medicina para discutir os rumos da profissão à luz da tecnologia.
Os médicos e futuros médicos foram presenteados com o que há de mais importante: Conhecimento de ponta. No evento “Inteligência Artificial na Medicina”, que foi realizado em uma sala do cinema Kinoplex Golden, profissionais do Hospital Albert Einstein proferiram palestras sobre o tema, com ênfase na Cirurgia Robótica, seus benefícios, melhores práticas e demonstrações de cirurgias já realizadas.
A abertura ficou por conta da Reitora da UNDB, Profa. Dra. Ceres Murad, que destacou a importância da parceria com o Einstein: “Quando nós realizamos essa parceria com o Hospital Albert Einstein, que é referência em saúde no Brasil, nós queríamos dar substância e aprofundamento à vivência dos alunos do nosso Curso de Medicina; incluindo esse rico intercâmbio com profissionais do Einstein, o que já acontece na forma de conferências há seis semestres. Mas nós também queríamos estender esse intercâmbio para a classe médica maranhense, da qual muito nos orgulhamos e temos um enorme respeito. Então agradeço a presença dos parceiros do Einstein e dos médicos maranhenses, os quais homenageamos com esse evento. Aos Mestres da medicina maranhense também agradecemos por receberem as novas gerações de médicos, aprendendo com ela e também ensinando toda a sua experiência” destacou a Profa. Dra. Ceres Murad.
A Reitora da UNDB destacou a importância da IA para todas as áreas de conhecimento. “Este é um momento emblemático, em que não só a Medicina, mas as mais variadas áreas de atuação profissional recebem a Inteligência Artificial e se beneficiam dos avanços da tecnologia. A Cirurgia Robótica é uma delas, e por isso foi escolhida como estrela desse evento” declarou Ceres Murad, convidando para mediar os debates o cirurgião e urologista maranhense Dr. José Calixto, pioneiro na cirurgia robótica em São Luís. “Ele realizou a cirurgia robótica número 1 do nosso Estado. E mais, esse brilhante médico entrou com cinco anos de idade como aluno do jardim de infância Colégio Dom Bosco” destacou a Reitora.
Os especialistas do Hospital Albert Einstein trouxeram uma visão de inovação, pioneirismo e prática em cirurgia robótica e uso da IA na Medicina, compartilhando muitos cases de sucesso, com os seguintes temas: Inovação e Novas Tecnologias, apresentado pela Analista Sênior de TI Clarice Dallaqua de Paula. Ela mostrou como é o ecosistema de inovação em saúde e o uso de tecnologias de ponta no Hospital Albert Einstein. Em seguida, a Coordenadora de Enfermagem Luciana Machado Lenza mostrou o histórico de sucesso do Einstein na Introdução à Cirurgia Robótica, do qual foi precursor no Brasil, no ano de 2008, com a realização da primeira cirurgia robótica no país, com a extirpação da próstata de um paciente de 70 anos. Atualmente, o Hospital Albert Einstein é o único centro de excelência e referência máxima em cirurgia robótica na América Latina; possuindo três robôs, sendo um deles o Da Vinci Xi, o mais moderno.
O Gerente Médico da Rede Cirúrgica do Einstein, Dr. Bruno Muller falou sobre Boas Práticas, Evidências e Perspectivas Futuras em Cirurgia Robótica. Numa visão futurística da Medicina, Dr. Bruno destacou as tendências de Cirurgias Guiadas; Visão Computacional; Nanorobótica e Robôs Autônomos.
“Essa iniciativa foi muito importante para divulgar a importância que a Cirurgia Robótica está tendo dentro do painel de inovações cirúrgicas e o seu papel na entrega de melhores resultados e condições de saúde aos pacientes. Atendemos ao convite da UNDB e viemos compartilhar as experiências que temos em 16 anos de cirurgia robótica no Einstein, em áreas como Urologia, Ginecologia, Cirurgia Toráxica, ColoProctologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e de Cabeça e Pescoço, entre outras” resumiu. Dr. Bruno Muller. Ele fez questão de destacar a importância do preparo das equipes multidisciplinares envolvidas na cirurgia robótica: “O robô cirúrgico é uma ferramenta muito potente, mas ele precisa de muito treinamento e acompanhamento para poder entregar os resultados desejados, e isso passa pelo preparo de todas as equipes envolvidas” frisou o cirurgião.
O evento foi encerrado com demonstrações de cirurgias robóticas desenvolvidas pelas equipes do Hospital Albert Einstein, apresentadas pelo médico cirurgião, Dr. Henrique Joaquim, Coordenador da Pós Gradução Internacional em Cirurgia Robótica do Aparelho Digestivo. Ele mostrou casos simples e outros bem complexos, nos quais todos os pacientes foram beneficiados com a cirurgia robótica, que por ser menos invasiva traz como prinicipais benefícios aos pacientes menos sangramento e menos dor, além de melhores quadros pós-operatórios.
“Esse intercâmbio entre UNDB e Einstein é de suma importância para propagar a cirurgia robótica entre os futuros médicos. Os acadêmicos de medicina precisam entrar em contato com as mais diversas áreas do conhecimento e a cirurgia robótica veio para ficar” declarou o Dr. Henrique Joaquim.
CIRURGIA ROBÓTICA JÁ É REALIDADE NO MA
“A cirurgia robótica começou a seu utilizada no Maranhão em janeiro de 2020, quando eu fiz a primeira cirurgia de prostatectomia robótica no Hospital São Domingos. Atualmente esse programa no São Domingos – Dasa já conta com mais de 700 cirurgias robóticas realizadas com muito sucesso, sendo a prostatectomia radical por câncer de próstata o carro chefe aqui no Estado. Uma cirurgia delicada, na qual o uso da cirurgia robótica permite ampliar as imagens, minimizar tremores e erros; além de oferecer menor sangramento, menor trauma, e uma recuperação muito mais rápida” explicou Dr. José Calixto.
O Dr. Roclides Lima, Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Domingos – Dasa, parabenizou a iniciativa da UNDB e destacou o sucesso das cirurgias robóticas realizadas no Maranhão desde o ano de 2020:
“A grande vantagem da cirurgia robótica é ser minimamente invasiva e com alta precisão. Desde que o São Domingos investiu na plataforma robótica, foi um grande benefício para pacientes maranhenses e de outros Estados, com a realização de diversas cirurgias robóticas de urologia, cirurgia geral, do aparelho digestivo, ginecológica, toráxica entre outras. Já estamos chegando próximo da cirurgia robótica de número mil. Temos cirurgiões experientes e muito bem formados, inclusive fora do Estado e do país. Em suma, nosso programa de robótica conta com uma equipe de ponta, material de ponta e tecnologia de ponta onde o grande beneficiado é o paciente, que se recupera muito mais rápido e bem melhor nesses procedimentos” destacou o cirurgião Roclides Lima.
Esse evento que contou com a presença de médicos e cirurgiões renomados, além de alunos e professores do Curso de Medicina, reforçou o papel da UNDB como referência em educação médica de excelência, com uma abordagem humanizada que alia tradição e inovação.
Para os acadêmicos, a experiência simbolizou a preparação para atuar em um mundo de constantes mudanças, onde o avanço tecnológico caminha lado a lado com o compromisso ético e humano da profissão.
Em um mundo de constantes transformações disruptivas, a UNDB reafirma sua missão de educar para a mudança, preparando profissionais aptos a moldar o futuro com conhecimento, ética e inovação em todas as áreas, a exemplo da Medicina.