Umbelino Júnior propõe estender o atendimento prioritário aos cuidadores de pessoas com deficiência ou acamados

O vereador Umbelino Júnior (PRTB) apresentou o Projeto de Lei n.º 337/21 que pretende criar o programa de saúde “Cuidando de quem cuida”. O programa visa dar assistência aos cuidadores e aos responsáveis pelas pessoas com deficiência ou acamados. A proposta foi encaminhada para as comissões de Justiça, Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal. 

Segundo o texto da matéria, o objetivo é estender o atendimento prioritário aos cuidadores, com o intuito de valorizar esse grupo em razão dos serviços prestados. A proposição prevê que os cuidadores sejam incluídos na lista de atendimento prioritário nas redes públicas de saúde e demais serviços fornecidos pelo município de São Luís.

Ainda segundo o PL, a pessoa beneficiada pelo programa receberá uma carteira de identificação do cuidador, que deverá ser emitida pelo município de São Luís sendo válida como documento pessoal em toda circunscrição municipal.

“As dificuldades enfrentadas pelos cuidadores de pessoas com deficiência ou de pessoas acamadas, são enormes, haja vista que precisam dispor integralmente do seu tempo para cuidar de outra pessoa. Com isso, esses cuidadores encontram dificuldades para conseguir atendimento, já que não dispõe de quase nenhum tempo livre. A saúde do cuidador é tão importante para o próprio, quanto para a pessoa necessitada de ajuda, pois sem o estado de saúde adequado, há o impacto nos cuidados prestados”, disse Umbelino Júnior.