UFMA está com inscrições abertas em três cursos sobre Saúde Digital

Trabalhadores e profissionais de saúde de todo o Brasil terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em saúde digital. A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), oferta o Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital, com inscrições abertas em três cursos no formato autoinstrucional, gratuito e na modalidade a distância.

O objetivo do Programa é ampliar o repertório de conhecimentos relacionados à saúde digital e ao desenvolvimento das múltiplas competências necessárias para os trabalhadores e profissionais da saúde atuarem em um cenário de uma prática digital da saúde. Nesse contexto, a UFMA oferta a primeira etapa do Programa, que conta com as seguintes capacitações: 

Curso I: Competências básicas para a Saúde Digital, inscrições até 30/03/23.

Por meio do curso, será possível conhecer o conceito de saúde digital e seus fundamentos, identificando aplicações em saúde digital, reconhecendo oportunidades e desafios do setor de saúde em relação ao uso das tecnologias digitais e ampliando os conhecimentos sobre as premissas da estratégia de saúde digital 2020-2028 do Ministério da Saúde, além de novas práticas, habilidades e atitudes profissionais necessárias na transformação digital.

Curso II: Fundamentos para a Saúde Digital, inscrições até 25/04/23.

Para uma melhor compreensão da viabilidade da sustentabilidade digital, será abordada uma contextualização política na área da saúde, das políticas específicas na área de Saúde Digital e as fontes de recursos para a transformação digital, bem como serão apresentadas diferentes aplicações digitais em saúde e a forma como se inserem em nosso cotidiano.

Curso III: Aplicações para a Saúde Digital, inscrições até 25/04/23. 

Ao longo deste curso, serão retomados e aprofundados aspectos importantes discutidos nos Cursos I e II, relacionados ao processo de ensino e aprendizagem por meio digital, cidadania digital em saúde, conceitos de telessaúde, segurança, direito e bioética digital, comportamento e inteligência emocional digital, sustentabilidade digital, entre outros. 

Inscrições – Dividido em duas etapas, o Programa em Saúde Digital possui carga horária total de 180 horas. Os módulos ofertados pela UFMA fazem parte da Etapa 1 e estão disponíveis para matrículas na plataforma saiteava.org, coordenada pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA). 

Com carga horária de 90 horas, os três módulos possuem duração máxima de três meses para a realização das atividades assíncronas, exercícios complementares e avaliação. Todas as atividades serão realizadas on-line em ambiente autoinstrucional.

Ao concluir os três cursos, os 250 candidatos mais bem classificados estarão aptos a realizar a segunda etapa do Programa em Saúde Digital e receberão o acompanhamento de tutores para apoiar o desenvolvimento das atividades relacionadas às competências em saúde digital na assistência, na pesquisa e no ensino.