UEMA renova parcerias para ofertas de estágio na área de Redes de Computadores em Caxias e Santa Inês.
Mais 15 estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores dos campi Caxias e Santa Inês já estão estagiando em instituições que renovaram parcerias com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec).
Dentre as empresas, instituições e órgãos públicos que disponibilizaram vagas para estágio na cidade de Santa Inês estão CIRETRAN, StarNet, Maranet Telecom, IFMA e Maranhão Motos Honda. Já em Caxias, os estagiários estão atuando no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE, Bitmail (provedor de internet), Concessionária de Veículos Cavepel e Instituto Educacional Maciel.
Para o gestor da empresa Maranet Telecom, Jeovane Viana, a parceria tem sido proveitosa.
“Temos visto a evolução dos estudantes que têm se dedicado dia a dia, contribuindo diretamente na empresa. Há uma troca de conhecimentos com a equipe Maranet. Os alunos trazem uma bagagem da academia e nós temos aqui a estrutura para que desenvolvam suas habilidades. Então, estamos dispostos a contribuir mais e mais. E que venham novos alunos para estagiar conosco, estamos de portas abertas para vocês!”, comentou Jeovane.
O diretor da SAAE-Caxias, Arnaldo Arruda, está muito otimista com a presença de estudantes do CST em Redes de Computadores, pois estão desenvolvendo bons trabalhos em relação a automação e melhoria do sistema de abastecimento de água na cidade.
“O setor de Saneamento precisa evoluir, por isso é preciso que profissionais e alunos dessa área de tecnologia da informação estejam unidos para desenvolver mecanismos a fim de solucionar problemas, gerando mais eficiência no serviço público. Então essa parceria institucional é de grande importância e vamos também abrir vagas para novas modalidades de estágio de outros cursos”, comentou.
Para o coordenador de estágio do ProfiTec, Wellinton Assunção, esse retorno positivo e renovação de parcerias é um reflexo do bom trabalho realizado pela UEMA.
“O curso de Redes de Computadores atende a demanda dentro do seu projeto político-pedagógico e a UEMA mantém sua credibilidade, por meio do ProfiTec, ofertando ensino de qualidade para formação de ótimos profissionais para esse segmento”, disse.