UEMA Campus Caxias celebra aniversário de 55 anos
Há 55 anos, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) contribui para a formação superior de cidadãos na região do município de Caxias, localizado a 360 km de São Luís, por meio do campus universitário instalado na região. Na quinta-feira (23), alunos e servidores reuniram-se em celebração a essa história recheada de transformações, lutas e conquistas.
“Desde 1968, quando foi criado, o Campus Caxias mostra relevantes serviços para a comunidade caxiense e para todo o Maranhão. O Campus Caxias é o segundo maior campus da UEMA em número de alunos, professores e estrutura. Então, é esse campus que representa a UEMA na região, forma professores e possui até pós-graduação. Portanto, temos que celebrar a todos que fazem a UEMA Campus Caxias e desejar ainda mais sucesso”, comemorou Walter Canales, reitor da universidade.
Antes de ser UEMA Campus Caxias, a única instituição pública de ensino superior da região era chamada de Faculdade de Formação de Professores do Ensino Médio de Caxias (FFPEM), com a finalidade de formar professores para a Educação Básica. Atualmente, a UEMA Campus Caxias possui 11 cursos de licenciatura e dois bacharelados.
“Os professores pavimentaram todo o processo para que a gente chegasse aqui hoje. Nós sabemos que grande parte dos alunos da UEMA são provenientes de escolas públicas e de baixa renda. Então, nós damos oportunidade para que as pessoas estudem e tenham uma vida melhor e, hoje, culminou com tudo que pensamos sobre o que é ser UEMA. Uma universidade próxima a sociedade, que melhora o futuro das pessoas”, celebrou Paulo Catunda, vice-reitor da UEMA.
Pioneiro na formação de professores
Em 1972, a instituição foi incorporada à Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), que posteriormente tornou-se, em 1981, a Universidade Estadual do Maranhão. A etapa seguinte foi sua transformação em Unidade de Estudos de Educação de Caxias e Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC). Atualmente, é UEMA Campus Caxias.
“Por ser pioneiro, o Campus Caxias tem nos cursos de licenciatura uma importância muito grande por ter formado centenas de professores para atuar na graduação e, também, nos cursos de pós-graduação. O Campus possui essa importância fundamental e continua formando profissionais no ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Nós temos um campus, hoje, com diversos laboratórios, que realizam pesquisas de ponta, atendendo os temas de interesse da biodiversidade, levantamento de biomas da região”, celebrou a professora Valéria Cristina Pinheiro, diretora do Campus Caxias.
Com aproximadamente 1.800 estudantes e 140 professores, o campus marcou a história de vida de cidadãos que contribuem com a sociedade nas mais diversas áreas de formação, incluindo histórias que começaram na UEMA como alunos e retornaram, anos depois, como professores da instituição. É o caso de Deusimar Serra, professora formada em Pedagogia pelo Campus Caxias e atual diretora do Campus Codó.
“Todas as oportunidades profissionais que tive foram intermediadas pela universidade. O Campus Caxias fez muita diferença na minha vida porque, quando concluí minha graduação, consegui fazer minha primeira especialização. Em seguida, fui professora substituta seletivada. Fiz concurso, logrei êxito e estou completando 30 anos de UEMA. Assim como eu, existem muitas outras boas histórias impactadas por essas oportunidades. Sou muito grata”, lembrou a professora Deusimar.
Mudando vidas
Entre as licenciaturas oferecidas pelo Campus Caxias estão Letras, Letras Inglês, Pedagogia, Matemática, Física, Química, Geografia, História, Ciências Biológicas, Ciências Naturais e Ciências Sociais. As duas graduações em bacharelado são em Medicina e Enfermagem. O campus também atende alunos na modalidade à distância (EaD), com os cursos de Geografia, Física, Gastronomia e Segurança no Trabalho. Além de ofertar um programa de mestrado, com o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS).
Judson Chaves é um dos alunos do mestrado do Campus Caxias e ressaltou o impacto positivo que é ter ensino superior gratuito ofertado pela universidade estadual no município. “A UEMA é muito importante para a nossa região. Ela é a única que disponibiliza tantos cursos, incluindo a especialização, sem que a gente precise se deslocar para outras cidades ou até outro estado”, enfatizou.
O Campus Caxias é um grande exemplo de uma das maiores virtudes da Universidade Estadual do Maranhão: a capilarização do ensino superior público e de qualidade para dezenas de municípios maranhenses. O reflexo disso possibilita uma educação que não só que ensina como transforma a vida dos maranhenses.
“A UEMA mudou a minha vida. Antes da universidade, eu estava com dificuldades de traçar metas. Quando fiquei sabendo do curso de Matemática, fui atrás, aprendi muito e hoje participo do programa PIBID, onde tenho a oportunidade de compartilhar o que aprendi com outros alunos. Só tenho a agradecer”, compartilhou Frank Vinicius dos Santos, estudante do 7º período de Matemática Licenciatura.
Assim como Frank, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) também faz parte da vida de Marcela Francisca. “A contribuição da UEMA na minha vida foi muito grande. Só tenho a agradecer porque tudo que aprendi me fez crescer. Sem educação a gente não é nada. No futuro eu quero ser professora e sei que a UEMA vai continuar me ajudando nessa jornada”, disse Marcela, que também cursa o 7º período de Matemática.