Uberlândia leva experiência do pó de basalto como remineralizador de solo para cidade do Maranhão
Os estudos e avanços obtidos pela Prefeitura de Uberlândia no uso de remineralizadores de solo como potencializadores da produção agrícola continuam a dar bons frutos para o País. Na última segunda-feira (17), a equipe da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) apresentou os resultados dos últimos dois anos de pesquisas durante a 26° ExpoFran, em Porto Franco (MA). O primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli será modelo para implantação de projeto semelhante na cidade sul maranhense.
“Foi com muito orgulho que recebemos esse convite para estarmos aqui, em Porto Franco, falando sobre remineralizadores de solo, especialmente do pó de basalto. O prefeito Odelmo Leão, como visionário que é, sempre acreditou que esse é um conhecimento que extrapola qualquer limite geográfico devido ao seu potencial de revolucionar a agricultura”, disse a secretária Thalita Jorge, que esteve à frente da comitiva, formada também pelas engenheiras agrônomas Ravisa Magalhães, técnica da pasta, e Neide Garcia Cardoso, coordenadora. A empresa Companhia de Promoção Agrícola e Tecnologia (Campo), que tem acordo de cooperação com a Prefeitura de Uberlândia para estudos e promoção do pó de rocha, também realizou apresentações técnicas na ocasião.
Desde 2019, quando realizou o primeiro seminário técnico sobre o tema, Uberlândia vem conduzindo políticas públicas para o fomento do uso de remineralizadores de solo no Brasil. As ações culminaram com o lançamento do primeiro polo agromineral verde do país, em 2021, e o fechamento de parcerias para a expansão dos trabalhos em torno de outros minérios existentes no solo da região, como micaxisto e gnaisse, e o mais recente projeto de transformação do lodo de esgoto em energia e fertilizante que pode ser agregado ao pó de basalto.
“Uberlândia é um exemplo queremos seguir. Tenho acompanhado tudo o que Uberlândia tem feito em torno do pó de basalto e quero replicar esse aprendizado em nossa cidade, que é um importante entreposto comercial do Maranhão e levar essa inovação para produtores do nosso estado e dos vizinhos Piauí e Pará. Por isso, lançamos o projeto do Polo Agromineral Verde Sul Maranhense”, destacou o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo.
Conduzida por Thalita Jorge e Ravisa Magalhães, a palestra sobre a pesquisa do pó de basalto em Uberlândia foi introduzida pelos parceiros da Campo e pelo Serviço Geológico do Brasil CPRM, também apoiador da iniciativa mineira. Enquanto o segundo falou do potencial dos remineralizadores de solo, o primeiro mostrou como o basalto uberlandense já impactou lavouras em fazendas pelo país, com aumento de produtividade e redução tanto na ocorrência de pragas quanto no emprego de defensivos.
A equipe da SMAEI, por sua vez, apresentou os ciclos de estudos em hortaliças e legumes. Mais focada em pequenas e médias propriedades locais, a pesquisa demonstra que o pó de basalto beneficia a produção rural em todos os níveis, com menores custos e maior eficiência para o produtor. Os dados podem ser consultados diretamente na cartilha elaborada pela pasta e disponibilizada no Portal da Prefeitura.
Os trabalhos foram acompanhados pelo Subsecretário da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Cícero Neco de Morais, e pelo presidente do CPRM, Paulo Romano, além de produtores rurais da região de Porto Franco, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes e localizada na divisa com Tocantins.