Uber Moto completa quatro anos com mais de 20 milhões de usuários no País
A Uber celebra neste mês os quatro anos da chegada do Uber Moto ao País, marcando um momento importante na história do transporte por aplicativo. Desde o lançamento do serviço, que ocorreu em novembro de 2020 em Aracaju, mais de 20 milhões de brasileiros já utilizaram Uber Moto ao menos uma vez, destacando-se como uma alternativa prática e acessível para as pessoas.
Além dos brasileiros, o serviço também atrai viajantes internacionais, com as principais nacionalidades que utilizam o Uber Moto no Brasil sendo dos Estados Unidos, Portugal, França, Argentina, Reino Unido, Gana, Alemanha, Chile, Canadá, Colômbia e Austrália.
Em quatro anos, Uber Moto registrou alguns dados curiosos:
- O usuário mais assíduo vem de Fortaleza, e já pediu o Uber Moto mais de 5.200 vezes.
- O motociclista parceiro com o maior número de viagens é de Manaus, com impressionantes 27 mil deslocamentos realizados.
- Mais de 800 mil motociclistas parceiros já realizaram pelo menos uma viagem de Uber Moto, contribuindo para a geração de renda e mobilidade em diversas regiões do país.
Para Laura Lequain, head de Uber Moto no país, “os números extraordinários da modalidade mostram que estamos vivendo um novo fenômeno na plataforma da Uber. Em quatro anos, percebemos que o transporte de pessoas em motocicletas já não é mais uma novidade e ganhou um público fiel que utiliza o produto para deslocamentos de rotina, como para ir ao trabalho, à faculdade ou a uma atividade de lazer”. Para Laura, o custo mais baixo está entre as maiores vantagens da modalidade: “Uber Moto é a modalidade mais acessível que temos, é mais barato que fazer uma viagem com carro, o que atrai um público que prefere ou que precisa pagar menos e que utiliza a nossa plataforma para se movimentar com praticidade e que tem à disposição uma série de ferramentas de segurança”.
Pesquisa Datafolha
Em parceria com o Instituto Datafolha, a Uber encomendou uma pesquisa inédita sobre o uso de motocicletas como meio de transporte no Brasil, incluindo dados específicos sobre o uso de motos por aplicativo. A pesquisa traz um panorama detalhado dos perfis dos usuários, suas percepções sobre segurança e os principais benefícios do serviço.
Perfil dos usuários de motocicletas no Brasil
A pesquisa revelou que o usuário de motocicleta no Brasil tem, em média, 38 anos de idade, é economicamente ativo, e possui uma renda mensal de R$ 2.416. Além disso, 79% desses usuários pertencem às classes C, D e E, destacando a relevância do transporte sobre duas rodas para grande parte da população.
Crescimento do uso de motocicletas por aplicativo
Os dados mostram que 44% dos brasileiros já têm o hábito de utilizar motocicletas como meio de transporte. O estudo constatou também que 55% da população já usou ou, se não usou, tem interesse em usar moto por aplicativo.
Outro dado apontado pela pesquisa é que as mulheres lideram o uso frequente de motos por aplicativo, representando 54% dos usuários habituais. Outro ponto relevante é que 6 em cada 10 brasileiros que utilizam o serviço de moto por app fazem isso principalmente em deslocamentos diários.
Vantagens e benefícios percebidos pelos brasileiros
A maioria dos entrevistados (91%) concorda que o serviço de moto por aplicativo oferece um tempo de deslocamento significativamente menor, enquanto 87% veem a solução como uma boa alternativa à falta de transporte público. Além disso, 95% dos brasileiros acreditam que o serviço ajuda a complementar a renda, e 87% afirmam que a modalidade ajudou a reduzir o desemprego no país.
Os preços acessíveis também são uma das principais vantagens do serviço, com 78% dos brasileiros concordando que o moto por aplicativo oferece uma opção econômica em comparação a outras categorias de transporte por app.
Segurança
A segurança ainda é um tema de destaque para os usuários de motocicletas por aplicativo. A pesquisa aponta que 41% dos brasileiros consideram o serviço mais seguro do que mototáxi, e 37% acreditam que é mais seguro do que pegar carona de moto. Em relação ao transporte público, 31% consideram o serviço de moto por app mais seguro.
Entre os principais fatores de segurança considerados pelos usuários, os três mais citados foram: o cumprimento das regras de trânsito pelos condutores, o fornecimento de capacete adequado e a experiência dos motoristas.
Principais Motivações para o Uso de Motocicletas por Aplicativo
A pesquisa revelou que o principal uso do serviço de moto por aplicativo é para deslocamentos rotineiros (62%), seguido por deslocamentos para lazer (24%).