Tecnologia

TV 3.0: Fórum SBTVD realiza demonstração no G20 Brasil 2024

No dia 11 de junho, o Fórum SBTVD participou da 3ª reunião do grupo de trabalho de economia digital do G20 Brasil 2024, em São Luís / MA, realizando uma demonstração dos recursos da TV 3.0, o novo padrão de tecnologia para a TV digital aberta e gratuita, que está sendo desenvolvido pelo Fórum SBTVD, com a participação de cerca de 90 pesquisadores de nove universidades brasileiras, financiados pelo Ministério das Comunicações (MCom) através da RNP. A expectativa é que já em 2025 as primeiras transmissões da TV 3.0 sejam iniciadas, proporcionando conteúdos ainda mais interativos, por meio de aplicativos, com melhor qualidade de imagem e áudio e conteúdos adicionais sobre demanda para o público em geral. 

O evento contou com a presença dos países integrantes do G20, do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do Governador do Maranhão, Carlos Brandão e do Prefeito de São Luís, Eduardo Braide e discutiu temas relacionados à Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa; Governo Digital; Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital; e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável.

Durante a demonstração, foi possível observar e experimentar algumas das principais características da TV 3.0: conteúdo de vídeo de ultra-alta definição, áudio imersivo e personalizável, interface de usuário baseada em aplicativos, acessibilidade multidispositivos e alertas de emergência. Essas tecnologias estarão disponíveis na TV aberta gratuita, sem custo de assinatura. 

As demonstrações de TV 3.0 levadas pelo Fórum SBTVD ao G20 foram realizadas em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Fraunhofer IIS, Mirakulo e V-Nova.

Para Raymundo Barros, presidente do Fórum SBTVD, a participação neste evento é essencial para “disseminar os benefícios da TV 3.0, unindo a TV Digital e a internet, entregando uma nova experiência ao telespectador, muito mais personalizada e com muito mais qualidade”. 

Saiba mais sobre o Projeto TV 3.0: https://forumsbtvd.org.br/tv3_0/

SOBRE O G20

O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Ele desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. Sua agenda inclui temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção. É composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. 

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, indústria de software e entidades de ensino e pesquisa, bem como representantes do Governo Federal. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.