Turistas são recepcionados no Aeroporto de São Luís com o colorido e a música do Boi de Santa Fé

Viajantes e turistas que desembarcaram nesta sexta-feira (2) no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís (MA), sentiram um gostinho da riqueza cultural e folclórica que vai abrilhantar O Maior São João do Mundo. O Governo do Maranhão organizou uma recepção especial ao som do Boi de Santa Fé, sotaque da baixada, um dos mais tradicionais grupos de bumba-meu-boi do Estado. A iniciativa agradou e encantoou a todos.

A ação de acolhimento aos turistas é uma iniciativa em conjunto das secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secma) e da Comunicação Social (Secom). Além da recepção calorosa com os ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas são presenteados com matracas, instrumentos de percussão típicos do folclore do bumba boi do Maranhão. 

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, disse que a ação é, antes de tudo, um convite para que todos possam conhecer e aproveitar o São João do Maranhão 2023. “Quem é que chega em algum lugar e não gosta de ser bem recebido? E o maranhense é um povo muito acolhedor. Por isso, estamos aqui no aeroporto de São Luís, muito bem acompanhados pelo Boi de Santa Fé, para dar as boas-vindas para quem está chegando ao nosso Estado. É uma recepção muito feliz, muito alegre, com a distribuição de matracas. Assim, os visitantes já entram no clima para aproveitar nossas brincadeiras, nossa cultura, nossa gastronomia e nossas belezas”, declarou.

Os visitantes também recebem folders contendo a programação completa do São João do Maranhão 2023, o Maior São João do Mundo. O folder conta ainda com um QR Code por meio do qual o visitante pode baixar o aplicativo para ter, na palma da sua mão, um guia com a programação detalhada de cada arraial, notícias sobre os festejos em todo o Estado, informações sobre a rede de hotéis e sobre a cultura, gastronomia, pontos turísticos e outros detalhes sobre o Estado.

A recepção com apresentação das riquezas juninas do Maranhão vai ser realizada semanalmente, até o dia 23 de junho.

Bom de Santa Fé

A recepção no aeroporto com o Boi de Santa Fé foi a segunda ação deste tipo realizada para o São João deste ano, no saguão do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, que atraiu a curiosidade de quem desembarcava ou chegava para embarcar.

Foi o caso da auxiliar contábil Francina Fernandes, 24 anos, que veio de Florianópolis (SC) para o Maranhão pela primeira vez. “Vim agora para, além de conhecer o Estado, aproveitar um pouco da cultura local. Fiquei muito surpresa com essa recepção. Achei muito linda a apresentação. Todo esse colorido é muito encantador”, disse.

A esteticista mineira de Brumadinho, Erica Maciel, 41 anos, disse que ficou apaixonada. “Eu achei a coisa mais legal que eu já vi. Estou impressionada, realmente apaixonada. Com certeza essa será a primeira vez de muitas que eu virei ao Maranhão”, afirmou.

A fonoaudióloga maranhense Varaildes Mendes, 44 anos, mora em Brasília (DF) e há oito anos não voltava para a terra natal. Por isso, ficou maravilhada com a recepção ao som do Boi de Santa Fé. “Eu estava com muitas saudades. Eu estou realmente emocionada. Meu coração está acelerado. Para a gente que tem sangue daqui é uma emoção especial reencontrar a nossa cultura. Então, quero aproveitar ao máximo todas as apresentações que eu puder assistir”, ressaltou.

A beleza do Boi de Santa Fé também encantou os famosos que também estão chegando ao Estado para curtir o maior São João do Mundo. O ex-BBB Cristian Vanelli está animado para ver mais apresentações. “Essa é a minha primeira vez aqui em São Luís do Maranhão. Quero aproveitar muito a cidade e o São João que eu já sei que é um dos mais tradicionais do Brasil”, comentou.

O digital influencer e ativista anticapacitista Ivan Baron está vindo pelo segundo ano consecutivo ao Maranhão, porque ficou encantado pela cultura do Estado. “Ano passado eu vim pela primeira vez, e adorei, e eu quis repetir. O São João do Maranhão é riquíssimo culturalmente e eu espero aproveitar ainda mais do que já aproveitei ano passado”, contou.

O Maior São João do Mundo

Intitulado O Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023 foi lançado oficialmente na última terça-feira (30 de maio) e começa oficialmente neste domingo, dia 4, com a abertura do Arraial do Ipem. Vale lembrar que, ao longo dos fins de semana do mês de maio, o Governo do Estado realizou prévias por meio do projeto Maranhão de Reencontros.

O Maior São João do Mundo será realizado durante todo o mês de junho e julho. Em São Luís serão 14 pontos de apresentações, incluindo os tradicionais arraiais do Ipem, Ceprama, Praça Nauro Machado, Vila Palmeira, além de programação nos bairros. Também estão garantidas a tradicional virada do dia 28 para 29 de junho, na Capela de São Pedro, e o encontro de grupos de bumba-meu-boi no bairro João Paulo, no dia de São Marçal, 30 de junho.

No interior do estado também serão organizados arraiais em cidades como Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas.