Turismo das Flores na Bahia
Pouco falado e muitas vezes pouco explorado, a Bahia tem chamado a atenção com um mercado diferente – no caso, o mercado de flores. Estima-se que estejam sendo movimentados mais de R$ 300 milhões e gerando mais de 12 mil empregos em território baiano. Tudo isso com negócios ligados a floriculturas e flores.
Nesse contexto, alguns municípios têm se destacado falando em comércio e cultivo. Entre eles, lugares como Maracás, no centro-sul do estado, que chega a ser conhecido até mesmo como “cidade das flores”. O local atrai desde turistas até comerciantes e pessoas que buscam adentrar neste negócio.
A paisagem chega a ser dominada por flores, desde estufas até regiões de cultivos naturais. Mesmo que a Bahia, assim como todo o Nordeste, chame a atenção pelas paisagens paradisíacas e pelas praias, o mercado de flores entra como um ponto muito interessante e que está sendo cada vez mais explorado.
Produção de flores tem crescido cada vez mais na Bahia
Segundo dados divulgados pela Secretaria da Agricultura da Bahia, a produção de flores no estado está cada vez mais ascendente. As produções contam com o cultivo de plantas e flores nativas da região e até mesmo de espécies mais exóticas.
Existem até mesmo eventos que estão surgindo e prezando ainda mais por isso. Entre eles, pode-se citar a Festa das Flores, que chama a atenção por conectar comerciantes e produtores, ajudando a gerar renda e emprego, além de consumidores e pessoas que são apaixonadas e gostam de entrar em contato com a natureza.
Mas não somente cidades como Maracás chamam a atenção. Até mesmo Salvador, capital baiana, entra no foco. Atualmente, uma floricultura em Salvador pode ser capaz de oferecer e disponibilizar uma grande variedade de espécies e flores, ajudando tanto com questões sustentáveis ao preservar espécies quanto incentivando o consumo regional e a preservação.
Esse mercado surge como uma iniciativa de unir centros urbanos e grandes polos, como a Bahia, com iniciativas de preservação ambiental e sustentabilidade.
Diante desse cenário, o mercado de flores na Bahia se revela uma oportunidade não apenas econômica, mas uma forma de incentivar o turismo e a cultura. Inclusive, é uma maneira de estimular e valorizar a produção local e o contato com a natureza, indo além do senso comum. É uma forma de lidar com um mercado cada vez mais promissor e em ascensão que conecta beleza e sustentabilidade.