O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Trote Solidário da UNDB com Doação Coletiva de Sangue

Com a proximidade das festas de fim de ano, a importância da doação de sangue ganha atenção redobrada. Tradicionalmente, essa é uma época em que os estoques nos hemocentros tendem a cair, devido à redução no número de doadores ativos e à alta na demanda ocasionada pelo aumento dos deslocamentos e acidentes.

Em São Luís, uma iniciativa do Curso de Medicina do Centro Universitário UNDB, promovida pelo Centro Acadêmico de Medicina Ivan Figueiredo (CAMIF), busca mobilizar a população para enfrentar esse desafio: No dia 1º de novembro, a instituição realizará a terceira edição do evento Trote Solidário, uma mega ação de doação de sangue em parceria com o Hemomar.

A campanha, que ocorre durante todo o dia, das 8h às 16h, será organizada pelos veteranos do curso de Medicina, que já estão em contato com a comunidade acadêmica e convidando a população de São Luís a participar.

A expectativa é envolver o maior número possível de doadores e contribuir significativamente para reforçar os estoques do Hemomar. A ação será realizada na sede da UNDB, e contará com o apoio dos profissionais do hemocentro para a triagem e coleta das doações ao longo desse dia.

Segundo o Ministério da Saúde, uma única doação pode salvar até quatro vidas, o que evidencia o impacto social de cada participação. Para doar, é preciso atender a alguns requisitos básicos: Ter entre 16 e 69 anos (sendo que menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), pesar mais de 50 kg, estar descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da coleta. A doação também exige que a pessoa esteja em boas condições de saúde, não tenha consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não esteja em uso de medicamentos que impeçam a doação.

Para muitos, doar sangue pode parecer um ato simples, mas seu impacto vai muito além do gesto individual. No Brasil, apenas 1,8% da população é doadora regular de sangue, abaixo dos 2% a 5% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir um abastecimento adequado.

Em períodos como o final do ano, quando historicamente a procura aumenta e as doações diminuem, iniciativas como o Trote Solidário do CAMIF da UNNDB ganham ainda mais relevância.

Solidariedade universitária e engajamento social

Desde sua primeira edição, o Trote Solidário promovido pelo CAMIF tem se mostrado um marco no engajamento estudantil da UNDB. “Queremos que todos os acadêmicos e a sociedade compreendam a importância da doação de sangue e participem. É uma oportunidade para demonstrar solidariedade e ajudar a salvar vidas”, destaca um dos organizadores do evento, estudante veterano do curso.

A ação também se torna um espaço de interação entre calouros e veteranos, que se unem em prol de um objetivo comum: Incentivar a solidariedade e o compromisso com a saúde pública.

O impacto da ação vai além da coleta imediata de sangue; ele serve como um estímulo para que mais pessoas se tornem doadoras regulares, ajudando a manter os estoques do Hemomar em níveis seguros ao longo de todo o ano.