TRE-MA:Retomada dos trabalhos presenciais é tema de reunião com juízes eleitorais e chefes de cartório

Juízes eleitorais do Maranhão participaram de 2ª reunião por videoconferência com o presidente, corregedor, diretor-geral e secretários do Tribunal Regional Eleitoral para tratarem, principalmente, do plano de retomada das atividades presenciais.

A reunião ocorreu na manhã desta quinta, 2 de julho, conduzida pelo desembargador Tyrone Silva, presidente do TRE-MA. Na sexta, 3 de julho, às 9h, será a vez dos chefes de cartório das 105 zonas do estado reunirem-se com os gestores do Regional.

O encontro por videoconferência foi para dar mais detalhes do plano de retomada das atividades presenciais nas zonas eleitorais a partir do dia 20 de julho, em que está previsto que o atendimento ao público permanece prioritariamente por via remota através de contato telefônico, email e, em último caso, presencial, após análise da situação.

“Essas eleições irão acontecer num ritmo especial, especifico, em razão da pandemia, de forma que é preciso cuidado, dedicação e esforço a mais para que mais uma vez façamos uma grande eleição”, ressaltou o presidente.

Por sua vez, o desembargador Joaquim Figueiredo, vice-presidente e corregedor, ressaltou que este momento é de comprometimento porque a eleição será atípica, apresentando preocupações com a convocação, treinamento e comparecimento dos mesários no dia da eleição, por exemplo.

Gustavo Vilas Boas, diretor-geral do Regional, explicou como o plano de retomada foi concebido em várias etapas. “Posso afirmar que nosso plano é um dos mais democráticos do país porque tivemos os cuidados de ouvir cada parte envolvida”, comemorou.

Na página www.tre-ma.jus.br constam todos os telefones, emails e horário de funcionamento da sede e das zonas. Portanto, quem precisar de atendimento é só procurar esses canais. A mesma recomendação vale para advogados, pré-candidatos, candidatos e representantes de partidos políticos.

Outra forma de demandar o TRE-MA para dúvidas e ajuda, reclamações, sugestões, críticas, é ligar para o número 0800 098 5000, que funciona de segunda a sexta, entre 8h e 18h, em dias úteis. No perfil @tremaranhao também é possível acompanhar as atividades desenvolvidas pelo órgão.

Sobre a prática de atos judiciais ou de preparação para o pleito, como cumprimentos de mandatos e vistorias em locais de votação, que impliquem em deslocamento do servidor para ambiente externo devem ser precedidas da adoção de cuidados de prevenção ao novo coronavírus.

Outros assuntos dialogados com os juízes foram teletrabalho, distribuição das urnas, serviço extraordinário, simulados, entre outras questões internas de preparação para as eleições, cujas novas datas acabam de ser aprovadas pelo Congresso Nacional através de emenda constitucional.

Os secretários presentes à reunião foram Guilberth Garcês (Gestão de Pessoas), Gualter Lopes (Tecnologia da Informação), Rhycleyson Martins (Judiciário) e Débora Veras (Administração e Finanças) que falaram, cada um, sobre providências tomadas em suas áreas para que o retorno às atividades de forma progressiva ocorra sem intercorrências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.