TRE-MA:Presidente faz, em vídeo, balanço de seus 30 dias de gestão

Na manhã desta terça, 6 de abril, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, gravou um vídeo destacando suas principais realizações nos 30 dias de gestão. O magistrado assumiu a presidência do TRE-MA em 1º de março de 2021.

O presidente ressaltou que sua gestão é pautada na transparência das ações e que o trabalho deve ser coordenado em equipe, de forma participativa, e que todas as implementações feitas até agora visam principalmente a melhoria dos servidores.
Entre suas ações, destaque para a restruturação do Controle Interno que deixou de ser Coordenadoria para ter status de Secretaria, denominada de Auditoria Interna por determinação do Conselho Nacional de Justiça e a implantação de duas Comissões que irão analisar, revisar e consolidar normas e procedimentos do Regimento Interno, além da restruturação do Regulamento Interno e Organograma do órgão. Essas medidas servirão para melhorar a qualidade jurisdicional e operacional, dando maior dinamismo e levando a sociedade, partido político, candidatos e eleitores um serviço satisfatório.
Levando em consideração o cenário epidemiológico no estado e ainda a necessidade de implementação de novas providências administrativas para evitar a propagação interna do vírus, o presidente regulamentou o teletrabalho (Portaria º 450/2021) e a criação do teletrabalho em regime especial (Resolução nº 9810/2021), além de manter o trabalho remoto.

Com o objetivo de manter as unidades organizacionais e cartórios eleitorais alinhados ao planejamento do Regional foram eleitos novos integrantes do Comitê de Atenção Prioritária ao 1º Grau garantindo o compromisso de ouvir seus representados, buscando o alinhado às boas práticas de gestão pública.

Por fim, o desembargador informou que instituirá o programa “Conversando com o Presidente”, a ser veiculado nas últimas sextas-feiras de cada mês em que juízes e servidores poderão apresentar problemas, soluções e sugestões, contribuindo dessa forma para uma gestão compartilhada.