Tramontina adota selo eureciclo, de logística reversa de embalagens

Inserida nas discussões de ESG e atenta à necessidade de continuar gerando mudanças em prol do meio ambiente, a Tramontina dá início a um novo projeto para equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza. A empresa, que já une produtividade e metas ao desenvolvimento sustentável através do projeto Tramontina Transforma, passa a compensar 22% do peso das embalagens que coloca por ano no mercado interno. Em 2021, foram compensadas 1.223,41 toneladas referente ao montante que colocou no mercado em 2020 em parceria com a eureciclo, maior certificadora brasileira de logística reversa desse tipo de material. 

A indústria centenária já pratica em suas fábricas o reaproveitamento de resíduos das linhas de produção. Cerca de 80% dos excedentes gerados nas unidades, localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco, são encaminhados para reciclagem e outra parte é reaproveitada na produção de novos itens. Agora, com o selo eureciclo, passa a incentivar a cadeia de reciclagem para reaproveitar resíduos equivalentes a 22% da massa de embalagens que coloca no mercado, garantindo o destino adequado ao material conforme a Lei 12.305/2010, mais conhecida como a Política Nacional de Resíduos Sólidos – o documento macro que traz a logística reversa como um de seus instrumentos. “Os investimentos em tecnologias limpas e na redução da geração de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas já fazem parte da história e do DNA da Tramontina. A parceria com a eureciclo é mais um passo para fazer bonito hoje e transformar o amanhã”, afirma Ademir Beal, Diretor responsável pelo Comitê Ambiental da Tramontina.

Apesar do grande potencial, a taxa média de reciclagem no Brasil não passa de 3,8%,  segundo o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2020. Além de contribuir para a preservação dos recursos naturais, são destinados, por meio da parceria com a  eureciclo, recursos adicionais para os operadores de coleta e triagem e cooperativas de reciclagem, que hoje não recebem remuneração pelo serviço ambiental prestado (apenas pela venda). Dessa forma, atua na sustentabilidade financeira do setor e no incentivo à cadeia de reciclagem de materiais complexos. “Uma parceria como essa, com a Tramontina, garante a destinação correta dos resíduos de embalagens e ajuda a diminuir o impacto negativo no meio ambiente, algo que estamos precisando fazer acontecer mais do que nunca. Dessa forma, juntas, contribuímos para que as taxas de reciclagem evoluam no país, com incentivo aos atores dessa cadeia”, afirma Marcos Matos, diretor de Marketing e Vendas da eureciclo.

Outras ações da Tramontina

A marca adota sistemas inteligentes próprios que minimizam o uso de energia, o consumo de água e a emissão de poluentes, além de impedir o descarte de substâncias nocivas. Seguem abaixo algumas delas: 


Comitê Ambiental: A Tramontina tem, desde 2014, um comitê composto por representantes de todas as unidades produtivas para pensar, executar e aprimorar projetos de sustentabilidade. O compromisso com a gestão ambiental está em todas as etapas de produção e formalizado através do Manual de Conduta, que alinha os procedimentos em todas as sedes fabris. 


Controle de emissões atmosféricas: Antes de serem liberados no ambiente, as emissões atmosféricas são tratadas por meio de equipamentos específicos. Em suas unidades de produção, a Tramontina utiliza sistemas para controle de liberação na atmosfera de material particulado, gases de combustão (caldeiras) e compostos voláteis (processos de pintura).

Esse material particulado é destinado na forma de resíduos sólidos para os aterros ou reaproveitado no próprio processo produtivo, como é o caso da serragem e do pó da usinagem de produtos de madeira, que são recolhidos e queimados em caldeiras, gerando energia. O controle de emissões conta também com análises laboratoriais para o monitoramento.


Reaproveitamento de resíduos: Os resíduos gerados na produção da Tramontina possuem diversos destinos controlados. Dentre eles está o reaproveitamento, que pode ser externo – os resíduos são encaminhados para outras fábricas -, ou internos – a Tramontina os aproveita para produzir novos produtos. Na fabricação de panelas de alumínio, por exemplo, os resíduos gerados internamente são refundidos nos fornos próprios da empresa e transformados em novos produtos.


Central de Resíduos Industriais: Em Carlos Barbosa (RS), a Tramontina possui a sua Central de Resíduos Industriais, onde recebe e dá destino aos resíduos gerados pelas unidades instaladas em Carlos Barbosa, Garibaldi e Farroupilha. Esta estrutura conta com uma Central de Triagem por onde passam mais de 80% dos resíduos para que sejam encaminhados para reciclagem, descontaminação ou utilização em outras cadeias produtivas. Para os resíduos que não podem ser reaproveitados ou reciclados, a Central conta com Aterros próprios para destinar adequadamente resíduos perigosos e não perigosos.


Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs): Desde 1990, a Tramontina conta com ETEs para o tratamento da água utilizada nas diferentes atividades possibilitando assim o reuso, que em algumas fábricas chega a 100%. As empresas Tramontina contam também com captação de água da chuva para utilização em seus processos. Atualmente, as unidades são abastecidas em 43% por poços profundos, 30% pela água captada da chuva, 18% da rede pública e 9% por reuso.

Madeira de manejo sustentável: Os produtos de madeira da Tramontina são originados de florestas de produção que contam com práticas de manejo sustentável. Algumas linhas de produtos possuem também a certificação FSC® – Forest Stewardship Council® (FSC-C125626 e C003079). O FSC® além de permitir à empresa empregar o selo verde nos produtos, garante também que a madeira vem de florestas cujo gerenciamento é ambientalmente adequado, socialmente justo e economicamente viável. A Tramontina ainda mantém 2.169,53 hectares de Áreas Preservadas, 1.360,76 hectares de Áreas Averbadas e possui 5.077,44 hectares de florestas de produção com uma base sólida e renovável, para fornecer madeiras para utilização nas fábricas.


Plástico I’m Green Recycled: Desde 2018, Tramontina e Braskem possuem parceria consolidada na produção de móveis com plástico reciclado. 


eureciclo:


Com a missão de elevar as taxas de reciclagem e criar valor para todos os agentes dessa cadeia, a eureciclo criou um mecanismo de oferta e demanda de certificados de reciclagem rastreáveis, que resultam em um fluxo de contínuos investimentos para o desenvolvimento do setor. A marca é a maior certificadora de logística reversa de embalagens do país, e, por meio do selo eureciclo, gera reconhecimento e valorização do público que está cada vez mais preocupado com os impactos ambientais do seu consumo.

Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, as empresas de bens de consumo remuneram os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental prestado e recebem os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal. É um mecanismo financeiro que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e oferece sustentabilidade financeira para o setor.

Até o momento, a certificadora já compensou mais de 322 mil toneladas de resíduos pós-consumo e os operadores de coleta e triagem foram remunerados com mais de R$ 17 milhões. Com 137 clientes em 2017 e 712 no ano seguinte, a empresa passou por um crescimento exponencial, fechou o ano de 2020 com mais de 3,7 mil parceiros e, hoje, conta com mais de 5 mil, o que representa um salto bastante relevante em quatro anos.

Hoje, a empresa impacta cerca de 17 mil vidas, levando melhoria de renda e de condições de trabalho para pessoas que atuam em operadores homologados em seu sistema e suas famílias. É certificada como Empresa B, o que garante que o seu negócio tem o objetivo de resolver problemas socioambientais e de ser cada vez melhor para o mundo. Conta com mais de 70 profissionais no Brasil e no Chile, país por onde iniciou sua expansão internacional em 2017.