Trabalho remoto: Postura inadequada traz danos à saúde

Desde que a pandemia de covid-19 começou, há mais de um ano, muito se falou acerca da importância de se cuidar da saúde mental para combater os transtornos de ansiedade e até de depressão – que podem ser agravados em decorrência das medidas de isolamento social. Ao mesmo tempo, trouxe uma nova cultura dentro do mercado de trabalho, na qual se permitiu a milhares de profissionais desempenhar as suas funções a partir de casa, por meio do trabalho remoto (ou home office). Surge, neste contexto, um outro cuidado que todos devem tomar, inclusive a garotada que está assistindo as aulas também de maneira remota.

O tempo de exposição à frente do computador, tablet ou smartphone pode ser nocivo ao corpo. Isto porque posturas incorretas trazem consequências, como dores de cabeça, no pescoço e até dor lombar. Também pode resultar em fadiga e lesões, além de contribuir para que a barriga fique protuberante. O fisioterapeuta do Sistema Hapvida, Marcelo de Oliveira, cita ainda outras complicações provocadas pela postura inadequada, como hérnia de disco e escoliose.

“O ideal é que a pessoa possua uma cadeira confortável, que esteja na altura certa”, orienta o fisioterapeuta. Ele chama a atenção para quem costuma ficar deitado enquanto usa o computador, pois nem sempre o que aparenta ser confortável é aconselhável ou correto. “A pessoa precisa estar sentada corretamente, com a postura correta. Com os pés tocando o solo, joelhos a 90°, mesa na altura boa, cotovelo apoiados e a tela do computador na mesma linha da visão”, frisa.

Marcelo defende a fisioterapia domiciliar como uma ferramenta importante para que todas as pessoas mantenham qualidade de vida, melhorem a saúde e evitem mal-estar. “Existe uma série de exercícios e alongamentos que podem ser realizados em casa e trazem diversos benefícios para o corpo”, pontua.  “Esses exercícios melhoram a circulação sanguínea e auxiliam no equilíbrio postural”, esclarece.

Questionado sobre terapias importantes também para enfrentamento da covid-19, o fisioterapeuta destaca os exercícios respiratórios para o fortalecimento dos pulmões. Daí a importância do acompanhamento profissional, pois o fisioterapeuta vai ajudar na correção da postura, no alongamento do corpo, no fortalecimento dos músculos, no aumento da resistência e nos cuidados com o pulmão, órgão afetado pelo coronavírus.

Idosos requerem uma atenção especial quanto a necessidade da fisioterapia domiciliar. “Para este público, a terapia vai ajudar a melhorar a circulação sanguínea, a amplitude de movimento, o fortalecimento muscular e melhorar o equilíbrio cognitivo”, enfatizou Marcelo de Oliveira. “Isto sem falar que a fisioterapia é uma importante aliada para o controle de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade”, resume.

O profissional recomenda que as pessoas façam sessões de fisioterapia pelo menos 3 vezes por semana.