O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
MunicípiosÚltimas Noticias

Trabalhadores da Agricultura Familiar se unem ao SESI Itinerante em Santa Luzia

Para colaborar com as oficinas de alimentação saudável realizadas no SESI Itinerante, os trabalhadores rurais doaram produtos frescos para a elaboração de receitas nutritivas e saudáveis. Ao mesmo tempo, aproveitaram o público presente na ação de promoção da saúde para vender seus produtos. 

Mandioca, couve, vinagreira, abóbora, cebolinha, maxixe e feijão verde foram alguns dos itens da feirinha montada ao lado das unidades móveis do SESI. Em uma delas, a nutricionista do SESI, Gláucia Rodrigues, ensinou o público a fazer receitas saborosas como arroz brasileirinho, brownie de banana e brigadeiro da casca de banana, entre outros. 

Mais do que apenas ensinar receitas com o aproveitamento integral de alimentos que o público das oficinas encontra facilmente na região, o recado principal é sobre o cuidado com a saúde de forma geral. “Sabemos o quanto que a alimentação saudável é indispensável para a nossa saúde, então a gente não precisa ficar doente para querer se alimentar bem. Precisamos nos cuidar e nos prevenir para poder ter sempre saúde”, ressaltou a nutricionista. 

O agricultor familiar José de Maria Mendes da Rocha, 61,  do povoado Boa Vista 2, começou a plantar as próprias hortaliças quando descobriu que tinha diabetes. “De 2012 pra cá, me juntei com familiares e começamos a plantar. Depois passamos a fornecer nossos produtos para a merenda escolar”, contou o agricultor, que faz tratamento para o diabetes.

Já a agricultora Elenice Ferreira, 37, moradora da zona rural de Santa Luzia, contou que não tinha o hábito de comer legumes e verduras até ter um problema no fígado e passar um ano em tratamento. “Eu fui me adaptando aos poucos a ter sempre alimento saudável na minha mesa”, disse a trabalhadora rural, que se curou da doença e chegou a seu peso ideal. 

Além de oficinas de alimentação saudável, no SESI Itinerante em Santa Luzia estão sendo oferecidos gratuitamente até esta quinta-feira, 27/02, serviços como: exames laboratoriais, eletrocardiograma, odontologia, ações educativas, vacinação, testes rápidos, oftalmologia, pediatria, clínica geral, recreação infantil e atrações culturais.