Torneio de robótica realizado pelo SESI-MA teve a participação de outros três estados

A arena reservada para o Torneio SESI de Robótica FLL, etapa regional, ficou tomada por jovens que participaram das provas, além de pais, empresários e estudantes que assistiram as apresentações no último final de semana (4 e 5). Além do Maranhão, competidores de três outros estados – Piauí, Tocantins e Paraíba – vieram a São Luís. O Torneio garantiu vagas para a etapa nacional da competição, que acontece em março, em Brasília.  

Dezenas de jovens e crianças estavam animados com o conhecimento que aplicaram nos projetos apresentados durante a competição e motivados com a experiência nas mesas onde operam os robôs e na pista de Fórmula 1 onde a velocidade comandou a disputa. Esse foi o ambiente no SESI Araçagi para a etapa regional do Torneio de Robótica da temporada 2022-2023 FIRST LEGO League Challenge (FLL), Super Powered. 

Nesta edição, 41 equipes dos municípios de Rosário, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Matinha, Santo Antônio dos Lopes, Lagoa Grande, Imperatriz, Bacabal e 9 equipes dos estados do Piauí, Tocantins e Paraíba marcaram presença na etapa regional do campeonato sediado pela terceira vez na capital maranhense. 

“Já faz dois anos que a gente faz parte da regional Maranhão. Participamos dos regionais lá em Pernambuco e aí a gente quis apostar em algo diferente. O calor do Maranhão é diferenciado do nosso e o acolhimento daqui é muito maravilhoso. No ano passado, nós estivemos aqui e fomos muito bem acolhidos. E é por causa dessa acolhida que a gente pediu essa liberação para voltar”, revela o técnico de robótica do SESI Bayeux do estado da Paraíba, Petronio Gama. 

“O SESI – MA está de parabéns pela grandiosidade deste Torneio que possui uma organização com transparência na competição, sem falar em todo o envolvimento dos alunos no evento e pela qualidade do trabalho de excelência do Maranhão”, elogiou a diretora geral do SESI Paraíba, Alexsandra Souza. 

Laylla Vitória Ribeiro, de 15 anos, é competidora pela equipe Criadores de Gigantes do SESI Bayeux Paraíba e ficou encantada em participar do Torneio no SESI Araçagi. “É muito gratificante poder continuar no projeto da nossa equipe irmã que é a Criadores do Amanhã. Fico muito honrada porque é uma coisa nova que eu estou passando aqui e eu não imaginava que eu ia fazer parte de um evento tão grande como esse”. 

“Eu aprendi coisas novas, descobri novas habilidades, fui capaz de participar desse projeto incrível aqui no Maranhão e tenho certeza de que vamos conquistar muitas pessoas, muitos olhares”, disse a entusiasmada Mariane Demetrio, da equipe Thunders da Escola SESI Bayeux Paraíba. 

Maria Moraes Vieira, 17 anos, da equipe Tucuna, do Tocantins, compete na modalidade F1 in Schools há mais de três anos. Em 2022, a equipe dela conquistou o segundo lugar no carro mais rápido do país. “Termos sido convidados para vir ao Maranhão foi uma experiência única porque no Tocantins só há a nossa equipe na F1 e aqui tivemos feedback de juízes de vários estados”,  

A equipe Tucuna foi campeã geral na modalidade F1 e ainda levou o prêmio nas categorias de Melhor Projeto Social e de Melhor Marketing. Já a equipe Tucana Eletric, que competiu na modalidade First Lego League Challenge (FLL), garantiu a última vaga para o nacional, ficando em 7º lugar. Já a equipe do SESI Paraíba, a Thunders, a 1ª colocação na categoria Desempenho dos Robôs. Confira a classificação desta temporada do Torneio SESI de Robótica FFL.